metropoles.com

Marco Aurélio critica Jefferson por atirar contra PF: “É faroeste?”

O ex-ministro do STF chamou ocorrência de inacreditável. “Não há justificativas. Não precisamos de ‘machões'”, falou ao Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

STF/DIVULGAÇÃO
Ministro Marco Aurélio Mello
1 de 1 Ministro Marco Aurélio Mello - Foto: STF/DIVULGAÇÃO

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, criticou o ataque a tiros do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) contra agentes da Polícia Federal (PF), na manhã deste domingo (23/10), no Rio de Janeiro.

“É o faroeste? Se instalou o faroeste, a lei do mais forte? O mais forte que detém o monopólio da força é o Estado, só o Estado, mais ninguém. Nós somos cidadãos, devemos obediência às normas jurídicas e devemos também respeito às instituições”, disse o magistrado ao Metrópoles.

Jefferson atacou a tiros policiais que foram cumprir um mandado de prisão contra ele. Dois agentes da PF ficaram feridos. O ex-deputado foi preso.

“Algo inacreditável. Isso aí é impensável. É algo que foge à razoabilidade, foge ao senso de urbanidade, e é desconhecer a autoridade da Polícia Federal. Não há justificativas, nós não precisamos no Brasil de machões, precisamos de homens sérios, compenetrados quanto aos anseios da população”, declarou ainda o ex-ministro.

Ataque contra ministra

Na última semana, Roberto Jefferson publicou um vídeo em que atacou a ministra do STF Cármen Lúcia com xingamentos misóginos.

“Divergir você pode divergir do voto proferido. Agora, enxovalhar o autor do voto, isso implica ataque a instituição, a instituição é o Poder Judiciário. É ruim, é péssimo, revela que nós vivenciamos tempos estranhos”, disse ainda Marco Aurélio.

Ao xingar a ministra, Jefferson estava em prisão domiciliar, mas juristas avaliaram que o ataque à ministra foi crime de difamação, o que é quebra de cautelar, condenando o ex-deputado a voltar para o regime fechado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?