metropoles.com

Manaus recebe cilindros de oxigênio de São Paulo e de empresa fornecedora

Os dois aviões da FAB que transportaram os cilindros pousaram na capital amazonense na madrugada desta sexta-feira (15/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/FAB
i2111417433403156
1 de 1 i2111417433403156 - Foto: Divulgação/FAB

Manaus e Brasília – Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus no início da madrugada desta sexta-feira (15/1). Eles foram enviados de Guarulhos (SP) para ajudar na crise de saúde que assola o Amazonas.

O sistema de saúde do estado vive uma situação de colapso com o recrudescimento dos casos de infectados pelo novo coronavírus e a alta de mortes em decorrência da doença. Depois que as internações por Covid-19 baterem recorde na unidade federativa, os hospitais, sobrecarregados, ficaram sem oxigênio para pacientes.

Doentes começaram a ser levados para outros estados. Lotados, os cemitérios instalaram câmaras frigoríficas. O governador Wilson Lima (PSC) decretou toque de recolher por 10 dias. Ninguém pode sair de casa entre 19h e 6h. A medida é uma tentativa de conter a propagação do vírus.

Segundo a FAB, os dois aviões Hércules carregaram mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido, totalizando 386 cilindros. As aeronaves decolaram do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (14/1) e pousaram em Manaus durante a madrugada desta sexta.

Os equipamentos serão utilizados pelos hospitais no reforço ao atendimento aos pacientes da Covid-19 no estado.

0

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na quinta-feira (14/1) que o governo federal está trabalhando para entregar mais oxigênio a Manaus.

“Há uma realidade de diminuição na oferta de oxigênio. Estamos trabalhando para entregar mais oxigênio [no estado] e atender [as pessoas internadas] em UTI”, prosseguiu.

Durante transmissão ao vivo por uma rede social, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Pazuello admitiu que há um “colapso” no sistema de saúde de Manaus.

0
Operação

Policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSPAM) apreenderam um caminhão com 33 cilindros de oxigênio, na tarde de quinta-feira (14/1), no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

Um homem de 38 anos foi detido e vai responder por “reter produtos para o fim de especulação”. Ele ficará à disposição da Justiça. As forças de segurança souberam do caso por meio de denúncia anônima.

O secretário de Segurança do estado, coronel Louismar Bonates, esteve no local apontado e encontrou o caminhão com os cilindros que estavam sendo distribuídos paulatinamente pela empresa.

O fato ocorreu nas proximidades do Sesc Amazonas. Foram achados no caminhão, ao todo, 33 cilindros, dos quais 26 possuíam oxigênio.

Compartilhar notícia