metropoles.com

Maia assume a Presidência do Brasil e permanece até sexta-feira

Com a ida de Mourão a China, às 15h, Maia assumirá a presidência até a manhã de sexta-feira (17/05/19), com o retorno de Bolsonaro dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Cerimônia de posse Câmara dos Deputados
1 de 1 Cerimônia de posse Câmara dos Deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com a ausência do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), quem assume a Presidência do Brasil, nesta quinta-feira (16/05/19), é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A transição do cargo vai ocorrer às 15h, com a ida de Mourão a China.

Esta é a primeira vez que Maia assume a Presidência desde que Bolsonaro foi eleito. No início do governo, o deputado trocou farpas com ministros próximos ao presidente e tem se desentendido com a cúpula ideológica do governo.

À frente dos trâmites da reforma da Previdência na Câmara, Maia afirmou, nesta quarta-feira (15/05/19), que avisou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que eles farão a reforma da Previdência Social “com o governo ajudando ou atrapalhando, com ou sem redes sociais.”

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos nesta quarta-feira (14/05/2019) e chega ao Brasil na manhã desta sexta-feira (17/05/19). Ele foi receber o prêmio de personalidade do ano, em Dallas, no Texas. A premiação será entregue às 12h, horário local.

Às 11h15 desta manhã, Bolsonaro terá um encontro com o CEO da Exxon Mobil, Darren Woods, e, em seguida, com o representante da AT&T, Randall Stephenson. Às 13h30, ele concederá entrevista ao presidente da World Affairs Council de Dallas-Fort Worth, James Falk. O vôo o chefe do executivo está marcado para as 23h, horário brasileiro.

Já o presidente em exercício, Hamilton Mourão, irá participar da reunião da Reunião da Comissão Sino-brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), com a missão de melhorar a cooperação entre Brasil e China. Além disso, ele irá se encontrar com o presidente chinês Xi Jiping. Ele voltará ao país no dia 23 de maio e deve passar pelo Líbano e pela Europa.

Compartilhar notícia