Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência

Presidente assinou, nesta sexta-feira (31/10), projeto de lei que prevê até 30 anos de prisão ao crime organizado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
pl antifacção
1 de 1 pl antifacção - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Após assinar o Projeto de Lei (PL) Antifacção nesta sexta-feira (31/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai enviar a proposta ao Congresso Nacional até o final do dia. O despacho vai conter um pedido de urgência na tramitação.

A proposta, que estabelece o crime de organização criminosa qualificada e amplia as penas aplicadas a integrantes para até 30 anos, será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), ainda nesta sexta.

Lula aprovou a redação final do projeto durante reunião no Palácio do Planalto com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da Defesa, José Múcio; da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Segundo interlocutores, não houve mudança no mérito do documento, mas foram feitos ajustes de redação.

A proposta foi elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e apresentada ao Planalto no dia 22 de outubro. Na Casa Civil, a análise do documento foi acelerada para que o PL fosse encaminhado em meio à repercussão da megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, o chefe do Executivo fez um apelo para que a tramitação no Congresso seja célere.

“Diferenças políticas não podem ser pretexto para que deixemos de avançar. Por isso, confio no empenho dos parlamentares para a rápida tramitação e aprovação destes nossos projetos. As famílias brasileiras merecem essa dedicação”, declarou.

O texto ainda não tem data de votação na Câmara e no Senado. Porém, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou, nesta semana, que deve priorizar o tema e pautá-lo com urgência assim que chegar à Casa.

Entenda

Entre as principais mudanças propostas pelo PL Antifacção, está o endurecimento das penas para integrantes, promotores ou financiadores de organizações criminosas: a punição para esse tipo de crime passaria dos atuais 3 a 8 anos de prisão para 5 a 10. Em casos de homicídio praticado por ordem ou em benefício de facções qualificadas, a reclusão seria de 12 a 30 anos.

O documento também estabelece o tipo penal “organização criminosa qualificada”, considerado como crime hediondo, e prevê aumento de pena de dois terços ao dobro quando houver envolvimento de crianças ou adolescentes, participação de servidores públicos ou ligação entre diferentes facções.

A pena pode ser agravada para 8 a 15 anos de prisão quando a atuação do grupo qualificado objetivar o controle de territórios ou de atividades econômicas, com uso de meios intimidatórios, como violência, coação e ameaça.

O pacote também mira o crime organizado infiltrado na administração pública, com o afastamento imediato de servidores quando houver indícios de envolvimento com facções, por decisão judicial. Em caso de condenação, o indivíduo ficará impedido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, por até 14 anos.

A proposta reforça ainda o combate às facções que atuam por meio de empresas e prevê, por exemplo, a criação de empreendimentos fictícios para infiltração no crime organizado, com objetivo de coletar informações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?