metropoles.com

Lula compara atos contra Anistia e PEC da Blindagem às Diretas Já

Presidente Lula parabenizou artistas e cidadãos que foram às ruas para protestar contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou as manifestações ocorridas nesse domingo (21/9) ao movimento Diretas Já, que, na década de 1980, pressionou pela retomada das eleições diretas no país, em meio à ditadura militar. No último fim de semana, milhares de manifestantes foram às ruas para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia para envolvidos no 8 de Janeiro.

Em uma publicação nas redes sociais, Lula parabenizou artistas e populares que participaram da mobilização. “Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia”, disse o presidente.

“Isso nos traz a lembrança dos anos 1970, durante a redemocratização, quando suas vozes se somaram à voz de uma população que clamava pela liberdade. E das Diretas Já, nos anos 1980, quando entoaram, ao lado do povo, o grito pelo direito de votar para presidente. Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia”, comparou.

O chefe do Planalto ainda concluiu: “Parabenizo também cada brasileiro e cada brasileira que participou desta mobilização nas ruas e nas redes para defender um Brasil mais democrático e soberano”.

A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, prevê que parlamentares só possam ser investigados ou presos com a permissão dos pares. Já o PL da Anistia discute o perdão ou a redução de pena para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Nesta segunda-feira (22/9), em entrevista ao Metrópoles, o relator da PEC da Blindagem no Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que os protestos serviram de alerta aos parlamentares.

“As manifestações colaboram, não para ameaçar o parlamentar, mas para fazer o alerta. A gente viu agora, na Câmara dos Deputados, uma série de parlamentares gravando vídeos de arrependimento, e vários deles alegando não ter entendido o conteúdo, não ter pensando bem no momento. Quando você tem manifestações de rua naquela proporção que a gente teve neste domingo, essa desculpa cai por terra, porque não tem como. Agora, seria obrigação de ele saber o que está votando”, declarou Vieira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?