metropoles.com

Lula anuncia envio de reestruturação do ensino médio ao Congresso

Camilo Santana, do MEC, entregou pessoalmente o texto a Lula. A proposta já havia sido avaliada na Casa Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert
Lula assina PL que estabelece as diretrizes da política nacional do Ensino Médio
1 de 1 Lula assina PL que estabelece as diretrizes da política nacional do Ensino Médio - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta terça-feira (24/10), o projeto de reestruturação do ensino médio. Ministro da Educação, Camilo Santana realizou a entrega pessoalmente para o chefe do Executivo.

“A iniciativa é fruto do diálogo com setores da educação e da sociedade civil e tem o objetivo de resolver problemas identificados por profissionais da área e por estudantes”, disse Lula, nas redes sociais.

Esse diálogo citado pelo presidente ocorreu entre os meses de junho e julho deste ano, quando Ministério da Educação (MEC) realizou uma consulta virtual para alunos, professores e gestores opinarem sobre as mudanças no ensino médio em vigor desde o governo de Michel Temer (MDB).

Com o texto lido por Lula e pela Casa Civil, o presidente enviará o projeto de lei para ser apreciado no Congresso. A proposta estabelece 2.400 horas de carga horária destinada à Formação Geral Básica do ensino médio e veta a oferta de disciplinas de forma híbrida ou remota.

Também é determinado que a base curricular seja composta por: língua portuguesa e literatura; línguas estrangeiras, com obrigatoriedade da oferta de inglês e espanhol; artes; educação física; matemática; história, geografia, sociologia e filosofia; e física, química e biologia.

O texto do MEC ainda revoga a organização dos itinerários formativos e designa a flexibilização por meio dos percursos de aprofundamento e integração de estudos, que deve estabelecer ao abranger ao menos três áreas de conhecimento ou ser incorporada ao ensino profissional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?