metropoles.com

MEC envia proposta para reformulação do novo ensino médio à Casa Civil

Governo Lula suspendeu a aplicação do cronograma do novo ensino médio depois de críticas sobre o modelo

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Escola Salesiana de Brasília Pé-de-meia
1 de 1 Escola Salesiana de Brasília Pé-de-meia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) enviou, nesta sexta-feira (22/9), à Casa Civil o Projeto de Lei (PL) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 13.415/1996. O documento estabelece a 2.400 horas de carga horária destinada à Formação Geral Básica do ensino médio e veta a oferta de disciplinas de forma híbrida ou remota.

O novo texto determina que a base curricular será composta por: língua portuguesa e literatura; línguas estrangeiras, com obrigatoriedade da oferta de inglês e espanhol; artes; educação física; matemática; história, geografia, sociologia e filosofia; e física, química e biologia.

A proposta do governo federal também revoga a organização dos itinerários formativos e designa a flexibilização por meio dos percursos de aprofundamento e integração de estudos, que deve estabelecer ao abranger ao menos três áreas de conhecimento ou ser incorporada ao ensino profissional.

O projeto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também detalha ações na oferta de ensino noturno e na modalidade do ensino de jovens e adultos (EJA), além de educação escolar quilombola e indígena.

Suspensão do novo ensino médio

O MEC suspendeu no primeiro semestre o cronograma nacional de implementação do novo ensino médio. O governo argumentou que havia distorções na execução da modalidade e, principalmente, na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde então, o governo tem trabalhado em um novo currículo para o ensino médio, no alinhamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos itinerários formativos, no cronograma referente aos materiais e recursos didáticos, no ajuste nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na atuação de avaliação do Enem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?