Lindbergh se manifesta sobre volta do PL da Dosimetria ao Congresso

O Congresso Nacional realiza, na próxima quinta-feira, a primeira sessão conjunta de 2026 para analisar veto de Lula ao PL da Dosimetria

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)
1 de 1 O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) - Foto: KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) se manifestou, nesta segunda-feira (27/4), sobre a primeira sessão conjunta de 2026 do Congresso Nacional para analizar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei da Dosimetria. A votação, convocada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), vai acontecer nessa quinta-feira (30/4).

Em uma publicação no X, o deputado reforçou que não há “anistia para golpistas” e que esta vai ser uma semana decisiva para a democracia brasileira. “Pela primeira vez na história condenamos os golpistas e teremos que lutar muito para impedir o retrocesso de tamanho”.

A proposta, aprovada no fim de 2025, em um dos piores momentos na relação entre Lula e o Legislativo, propõe redução de penas para os condenados pelos atos do 8 de Janeiro e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela foi vetada integralmente pelo petista.


O que diz o PL da Dosimetria

  • Para pessoas condenadas por mais de um dos crimes contra instituições democráticas listados no Código Penal, deverá permanecer a pena mais severa, não podendo mais ter a cumulatividade de tempo de reclusão.
  • A pena poderá ser reduzida em dois terços se os crimes forem cometidos em contexto de multidão — desde que o condenado não tenha exercido papel de liderança ou de financiador.
  • Condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, mesmo em casos de reincidência, terão direito à progressão de regime se tiverem cumprido ao menos um sexto da pena.
  • Pela proposta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses por chefiar um plano golpista após a derrota nas eleições de 2022, poderia ter a pena reduzida para cerca de 2 anos em regime fechado.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?