metropoles.com

STF: Rocha Loures pede acesso a dados do Inquérito dos Portos

Ex-assessor de Michel Temer é um dos investigados na Operação Skala

atualizado

Compartilhar notícia

André Dusek/Estadão
Rocha-Loures1
1 de 1 Rocha-Loures1 - Foto: André Dusek/Estadão

O ex-assessor do presidente Michel Temer (MDB-SP) e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR) solicitou, nesta quarta-feira (2/5), ao Supremo Tribunal Federal (STF), acesso a dados sigilosos do chamado Inquérito dos Portos. As informações foram divulgadas pela GloboNews.

O processo apura supostos benefícios a empresas atuantes no setor, por parte do governo federal, quando o presidente Michel Temer (MDB-SP) editou o Decreto dos Portos, que concedeu incentivos fiscais a firmas do segmento portuário. Entre as beneficiárias estão a Rodrimar e o grupo J&F, os quais, em contrapartida, teriam dado ajuda financeira ilícita a políticos emedebistas.

O pedido de Loures – flagrado com uma mala contendo R$ 500 mil, que teriam sido pagos pela J&F e direcionados a Temer e um dos investigados na Operação Skala – foi feito ao ministro do Supremo Luís Roberto Barroso. O ponto de interesse do ex-assessor especial do presidente é acessar conversas dele encaminhadas pela Presidência da República à Polícia Federal.

No caso, a corporação apura se a Rodrimar – empresa que opera no Porto de Santos – foi beneficiada pelo decreto editado pelo chefe do Executivo. Além de Michel Temer e Rodrigo Rocha Loures, são investigados Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, dono e diretor da Rodrimar, respectivamente. Todos negam irregularidades.

Compartilhar notícia