Moraes diz que posse no TSE simbolizou “respeito pelas instituições”

Ministro tomou posse como presidente da Corte eleitoral nessa terça-feira (16/8), com discurso que exaltou urnas eletrônicas

atualizado 17/08/2022 22:53

Posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente e o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE 10Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, recém-empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se manifestou sobre o evento de posse realizado na terça-feira (16/8). A ocasião reuniu uma série de figuras políticas notáveis, como o primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro (PL), o próprio presidente e ex-mandatários como Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No discurso, Moraes exaltou o sistema eleitoral brasileiro e fez críticas à disseminação de fake news e à desinformação. A fala, vista por muitos como um duro recado a Bolsonaro, durou 27 minutos e foi repleta de aplausos por parte dos mais de 2 mil convidados para o evento.

O novo presidente da Justiça Eleitoral ressaltou a confiança e a agilidade da votação e afirmou que o processo é “orgulho nacional”. Bolsonaro não bateu palmas nesse momento.

De acordo com o ministro, a cerimônia “simbolizou o respeito pelas instituições, como único caminho de crescimento e fortalecimento da República e a força da democracia”.

Veja:


A manifestação do ex-presidente e candidato à Presidência Lula foi semelhante. O petista, ao sair da cerimônia, afirmou aos jornalistas que ” o discurso do Alexandre foi a confirmação da democracia neste país”.

Veja imagens do evento:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Mais lidas
Últimas notícias