metropoles.com

Moraes dá até 28/1 para Bolsonaro depor sobre vazamento de dados

Presidente divulgou a íntegra de um inquérito sigiloso da Polícia Federal para atacar a segurança das urnas eletrônicas

atualizado

Compartilhar notícia

TSE
Alexandre de Moraes_STF
1 de 1 Alexandre de Moraes_STF - Foto: TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo até 28 de janeiro para o presidente Jair Bolsonaro (PL) prestar depoimento na investigação sobre o vazamento de inquérito do ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi antecipada pelo Painel, da Folha de S. Paulo, e confirmada pelo Metrópoles.

A investigação sobre o vazamento dos dados foi solicitada pelo TSE a Moraes após Bolsonaro divulgar, em 4 de agosto de 2021, a íntegra de um inquérito sigiloso da Polícia Federal para atacar a segurança das urnas eletrônicas.

A PF intimou Bolsonaro a depor no ano passado. Em 29 de novembro, Moraes deu prazo de 15 dias para que a oitiva fosse realizada. No entanto, quando o tempo estava acabando, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu prorrogação, e o ministro concedeu mais 60 dias de prazo, que se encerra no próximo dia 28 de janeiro.

Este caso faz parte do Inquérito das Fake News, o qual Moraes prorrogou as investigações por mais 90 dias no início de janeiro.

O depoimento de Bolsonaro ocorre num momento em que o chefe do Executivo federal voltou a subir o tom contra ministros do STF, como o atual presidente da Corte Eleitoral, Luis Roberto Barroso, e o futuro presidente do órgão, Alexandre de Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações