metropoles.com

Justiça aceita denúncia contra Henrique Alves por lavagem de dinheiro

Ex-ministro se torna réu em mais uma ação penal. Segundo o MPF, ele usou offshores para esconder origem de recursos ilícitos

atualizado

Compartilhar notícia

MAGNUS NASCIMENTO/TRIBUNA DO NORTE/ESTADÃO CONTEÚDO
Em Natal, PF prende Henrique Eduardo Alves, ex-ministro de Temer
1 de 1 Em Natal, PF prende Henrique Eduardo Alves, ex-ministro de Temer - Foto: MAGNUS NASCIMENTO/TRIBUNA DO NORTE/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia contra o ex-deputado federal e ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Segundo o Ministério Público Federal, ele usou offshores nos Emirados Árabes e no Uruguai para esconder a origem de dinheiro ilícito desviado dos fundos FI-FGTS da Caixa Econômica Federal.

Com a decisão do magistrado, o ex-ministro se torna réu em mais uma ação penal. Só no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o ex-ministro já é réu em outras duas ações penais, por envolvimento no esquema de desvios nos fundos FI-FGTS. Em uma delas, inclusive, já foi condenado a 8 anos e 8 meses de reclusão, também por lavagem de dinheiro.

“Sem prejuízo de análise mais acurada em fase posterior, considerando que o mesmo réu já foi processado e julgado por fatos conexos anteriores, até agora está demonstrada a plausibilidade das alegações contidas na denúncia […]”, afirmou o juiz Vallisney em sua decisão.

O magistrado deu prazo de 10 dias para que Henrique Eduardo Alves apresente resposta à acusação, junte provas ao processo e escolha testemunhas para deporem durante a instrução.

O esquema foi descoberto após a deflagração da Operação Sépsis, em julho de 2016. Segundo as investigações, entre 2011 e 2015, o grupo — que incluía o ex-deputado federal Eduardo Cunha e o operador financeiro Lúcio Funaro — operou  um mecanismo de cobrança de propina de empreiteiras, em troca de apoio em aportes do Fundo FI-FGTS e das carteiras administradas do FGTS, da Caixa Econômica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?