metropoles.com

Justiça abre ação contra Haddad por caixa 2 de R$ 2,6 milhões

Também são alvos da denúncia o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e Francisco Macena, responsável por contabilidade de campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Rovena Rosa/Agência Brasil
Fernando Haddad, participa do Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti
1 de 1 Fernando Haddad, participa do Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral abriu ação contra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) por suposto caixa 2 de R$ 2,6 milhões na eleição de 2012. O petista foi alvo da Operação Cifra Oculta, responsável por investigar pagamentos da UTC Engenharia para sua candidatura.

A acusação formal atribui ao petista caixa 2 na campanha que o elegeu. A Promotoria acusa outros quatro na mesma denúncia: o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, Francisco Macena, responsável pela contabilidade da campanha, e os empresários e donos das gráficas Francisco Carlos de Souza e Ronaldo Cândido.

A denúncia foi entregue à 1.ª Zona Eleitoral, por violação ao artigo 350 do Código Eleitoral – sanção de até cinco anos de reclusão. A promotoria imputa a Haddad falsidade ideológica, conteúdo falso, na prestação de contas de 2012.

“Haddad omitiu informações, bem como inseriu dados inexatos, que não correspondem à realidade”, afirma a promotoria.

Defesa
De acordo com a assessoria do ex-prefeito Fernando Haddad, “o juiz Francisco Schintate da 1.ª zona eleitoral confirmou que a denúncia apresentada pelo promotor Luiz Henrique Dal Poz apenas cumpriu as formalidades legais.”

“Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 15 de julho. Depois disso, o juiz definirá o prazo para apresentação da defesa. Antes disso, não há como o ex-prefeito ser considerado réu”.

Sobre a denúncia do promotor, Fernando Haddad afirma “que sua defesa vai questionar a delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, pois em fevereiro de 2013 a prefeitura, sob gestão de Haddad, suspendeu a obra do túnel da avenida Roberto Marinho, em São Paulo, contrariando interesses do empreiteiro.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?