metropoles.com

Fachin desvincula investigação de Temer e Loures do inquérito de Aécio

Na semana passada, os advogados do presidente pediram a separação do inquérito e foram atendidos pelo ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
edson fachin
1 de 1 edson fachin - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin separou a investigação sobre o presidente Michel Temer (PMDB) e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) do inquérito que também investiga o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). As informações são do G1.

Temer, Aécio e o deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) seriam investigados em conjunto, no mesmo inquérito, com base nas delações dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, proprietários do grupo JBS.

O presidente é acusado de três crimes: corrupção passiva, obstrução à investigação de organização criminosa e participação em organização criminosa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) faz a apuração com base na lei que define organização criminosa e regulamenta as delações premiadas.

A jornalista Andrea Neves — irmã e assessora de Aécio — e Frederico Pacheco de Medeiros, primo do tucano, ficarão no mesmo inquérito do parlamentar mineiro.

Na semana passada, os advogados de Temer pediram a separação do inquérito. Eles alegaram falta de relação entre os fatos imputados aos três, relatados na delação da JBS. Defensor do presidente, o advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira argumentou também, na peça judicial, que uma investigação autônoma sobre Temer também traria mais celeridade às apurações.

Delação
O pedido de abertura de inquérito ocorreu depois que Joesley Batista afirmou em delação à PGR que, em março deste ano, gravou o presidente dando aval para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso. Temer nega. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?