metropoles.com

Assessor de Bolsonaro vira réu por gesto racista no Senado

O MPF denunciou Filipe Martins, alegando que ele tinha “consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude” do ato praticado

atualizado

Compartilhar notícia

TV Senado/Reprodução
Lula Mauro Cid Filipe Martins fez um gesto associado a supremacistas brancos durante uma audiência no Senado
1 de 1 Lula Mauro Cid Filipe Martins fez um gesto associado a supremacistas brancos durante uma audiência no Senado - Foto: TV Senado/Reprodução

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu por gesto racista o assessor Filipe Martins, da Presidência da República. Com isso, ele passa a responder a uma ação penal, na qual pode ser condenado.

Em março, no Senado, o assessor ligado ao presidente Jair Bolsonaro fez gestos utilizados por movimentos extremistas ligados à ideia de supremacia branca, fazendo referência à expressão “White Power”.

Na denúncia, o MPF alegou que Filipe Martins “agiu de forma intencional e tinha consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude do seu gesto”.

“A denúncia se fez acompanhar de documentos que lhe conferem verossimilhança”, escreveu o juiz na decisão. Ele determinou ainda que Martins seja citado para responder à acusação em 10 dias.

Leia a íntegra da decisão:

Filipe Martins by Metropoles on Scribd


O MPF também disse ter analisado o perfil e o histórico do assessor presidencial para chegar à conclusão de que o gesto foi intencional.

Segundo o órgão, Martins “apresenta padrão de comportamento e difusão de ideias ou símbolos extremistas”. A acusação citou mensagens publicadas por ele em redes sociais contendo frases, citações e referências históricas a “militantes racistas e assassinos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?