Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Imprensa

Metrópoles tem dois finalistas no prêmio Sesc DF de Jornalismo

Reportagens sobre descentralização cultural no DF e serviços de saúde prestados pelo SESC concorrem nas categorias Internet e Rádio

20/10/2026 15:48, atualizado 20/10/2026 16:21
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Redação Portal Metrópoles

O Metrópoles tem duas matérias finalistas no prêmio Sesc DF de Jornalismo. A reportagem “Quando a cultura atravessa o DF: eventos levam artistas para além do Plano” e a matéria “Outubro Rosa: a luta por um diagnóstico precoce e pelo tratamento em tempo certo”, de Bárbara Micheline, foram selecionadas entre as melhores no ciclo 2025/2026.

A reportagem de Yasmin Rajab, da editoria de Entretenimento, detalha como a política de descentralização dos eventos contribui para a democratização do acesso à cultura no Distrito Federal. No texto, os shows de Caetano Veloso em Taguatinga, e os espetáculos de Denise Fraga no Gama e Mateus Solano na Região Administrativa de Água Quente, que foram promovidos pelo Sesc, são citados como exemplos. A matéria concorre na categoria Mídia on-line.

Já a matéria “Outubro Rosa: a luta por um diagnóstico precoce e pelo tratamento em tempo certo”, de Bárbara Micheline, veiculada na rádio Metrópoles, trata da importância do auxílio prestado pela entidade na realização de exames de câncer de mama.

Prêmio Sesc DF

Esta é a terceira vez que o Metrópoles vence o prêmio Sesc DF de Jornalismo. Em 2024, a repórter Letícia Perdição venceu a competição com a reportagem “Arte-ativismo no DF” e, em 2025,  a repórter Yasmin Rajab venceu com a matéria “Cultura em Movimento: Projetos do DF levam artistas aos palcos e ao público”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Portal mais premiado

O Metrópoles é o portal mais premiado da história do Brasil, segundo ranking divulgado pelo Jornalistas & Cia, site especializado na cobertura da imprensa. Com 10 anos de existência, a plataforma multimídia conquistou 61 prêmios nacionais e internacionais, superando sites como Uol, G1, Folha On line e Portal Estadão.

Em 2026, o Metrópoles venceu o Prêmio Gabo de Jornalismo na categoria Cobertura com a reportagem “A política da bala“. O concurso é organizado pela Fundação Gabo, criado em homenagem ao escritor e jornalista Gabriel García Márquez. A matéria “Luta pelo Luto”, por sua vez, venceu o prêmio promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) na categoria Cobertura Jornalística, no ciclo 2025/2026.

Neste 2026, o Metrópoles também conquistou o prêmio Vladimir Herzog na categoria Multimídia, com a reportagem “Um Brasil que desmorona”.