Quando a cultura atravessa o DF: eventos levam artistas para além do Plano
Iniciativas gratuitas movimentam regiões administrativas e ultrapassam os desafios para descentralizar a produção cultural no DF

Show de Caetano Veloso em Taguatinga, espetáculos de Denise Fraga no Gama e atuações de Mateus Solano na Região Administrativa de Água Quente. Quando o palco muda de endereço e os artistas chegam a outras regiões do Distrito Federal, a cultura deixa de ser apenas idealizada para se tornar uma opção de lazer acessível.
Para quem vive longe do centro de Brasília, assistir a um grande show ou espetáculo muitas vezes exige mais do que comprar o ingresso. É preciso calcular horas de deslocamento, gastos com transporte e alimentação e, em alguns casos, reorganizar a rotina. Quando o programa está mais perto de casa — e, principalmente, se tem entrada gratuita —, a distância deixa de ser uma barreira.
Iniciativas de descentralização cultural, que tiram as atrações do circuito habitual de palcos, estão aumentando no Distrito Federal. Esse movimento é impulsionado pela realização de grandes shows e eventos fora do Plano Piloto e pela ocupação de equipamentos públicos que já existem em outras regiões administrativas.
Os números ajudam a dimensionar o alcance. Entre janeiro e agosto, os teatros do Sesc-DF receberam 373 ações de teatro, música, dança e literatura, que reuniram 76.914 pessoas. Só nas artes cênicas, foram 45.411 espectadores, e quase 80% desse público esteve nas ações realizadas em Taguatinga, Ceilândia e Gama.

Os eventos que unem músicas e outras atividades, como Sesc + Axé, Semana S, Sesc + W3 Sul, Sesc Tradições Juninas, Sesc Soundsystem, Festival de Inverno Sesc e Virada Cultural Sesc, reuniram 113.570 pessoas. Três deles ocorreram fora do Plano Piloto, ampliando o alcance da programação para outras regiões do DF.
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, considera a descentralização como uma das principais diretrizes da atual gestão. “Além de ampliar a circulação de espetáculos, a política cultural do Sesc-DF busca fortalecer os territórios como espaços permanentes de produção, formação e fruição artística”, afirma.
Moradora de Ceilândia, Rhalima Shanaya esteve no show de Luísa Sonza, promovido pelo Sesc em Taguatinga. “Gostei bastante, achei bem animado e superorganizado. A experiência foi muito boa. É fundamental democratizar o acesso aos eventos para quem mora fora do Plano Piloto”, conta.
Em Ceilândia, o Sesc + Rap reuniu nomes como Djonga, Duquesa e Ndee Naldinho. Para quem vive na cidade, os shows com artistas conhecidos nacionalmente despertaram orgulho e identificação. “É importante para a comunidade, pois permite que os fãs assistam a artistas que, talvez, não teriam condições de acompanhar”, declara Jefferson Santos, morador do P Norte.
Para Jefferson, o show de Djonga teve uma forte dimensão simbólica. “Foi incrível e muito representativo, principalmente por ser um artista preto e periférico se apresentando na Ceilândia. Acho que é muito importante ter esse tipo de programação cultural acontecendo fora do Plano Piloto”, opina.
A agenda do Sesc no DF também contou com uma celebração pelos 80 anos da instituição no Taguaparque, em Taguatinga, com apresentações de Caetano Veloso, Ju Marques e Dillo D’Araujo. Realizado em 13 de setembro, o evento reuniu cerca de 25 mil pessoas.
São João do Cerrado de volta à Ceilândia
O São João do Cerrado – evento que celebra a cultura nordestina no DF – retornou à Ceilândia após uma edição na Esplanada dos Ministérios. A festa gratuita, organizada por Edilane Oliveira com apoio do Governo do Distrito Federal, reuniu atrações como Mari Fernandez, Michel Teló e Alceu Valença. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas tenham passado pela festa.
“A gente estava com saudades de Ceilândia e sabe que muita gente daqui também ficou com saudades do ‘maior São João do Cerrado’. Voltar para cá é reencontrar pessoas, histórias e memórias que fazem parte da nossa trajetória”, afirmou a organizadora do evento, Edilane Oliveira.
No início de setembro, a tradicional Festa do Morango de Brazlândia também levou atrações nacionais à região administrativa localizada a 50 quilômetros do Plano Piloto. Joelma, Léo Santana e Bell Marques se apresentaram em shows gratuitos promovidos pela organização. Com uma programação que incluiu gastronomia, parque de diversões e feira de artesanato, o evento reuniu 380 mil pessoas.
Atrações que movimentam cidades
A descentralização da cultura no DF também movimenta a economia das cidades. A realização dos espetáculos envolve o trabalho de profissionais de segurança, limpeza e montagem, e gera renda para ambulantes, donos de food trucks e motoristas de aplicativo.
Promovido pela Secretaria de Turismo do DF, o Expocidades é um exemplo bem-sucedido da associação entre lazer, economia e cultura. O evento, que combina apresentações musicais e atrações gastronômicas, passou por Vila Planalto, Riacho Fundo I e Park Way neste ano, reunindo aproximadamente 8,3 mil pessoas.
“O Expocidades gera trabalho e renda e valoriza a cultura e os empreendedores locais. É uma forma de levar o turismo e a programação cultural para diferentes áreas do DF”, comemora Bernardo Antunes, secretário de Turismo.
Territórios também produzem cultura
Se, por um lado, instituições e poder público têm ampliado a oferta cultural de grandes atrações nas regiões administrativas, por outro, alguns territórios possuem produção artística consolidada, que também merece ser celebrada e valorizada.
Um exemplo é o Samba do Chester, evento realizado no Guará gratuitamente, todo dia 25 de dezembro. Organizado pelo músico Jeferson Feijão, a festa nasceu de uma reunião entre amigos e cresceu ao longo dos anos.
A celebração anual reúne cerca de 2 mil pessoas de diferentes regiões do DF. Segundo Feijão, o público vem principalmente de locais próximos ao metrô, como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Águas Claras.
Durante a primeira década, o evento foi financiado pelos próprios organizadores, familiares e colaboradores. Em 2026, pela primeira vez, recebeu apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), utilizado em itens como estrutura de som, tendas, banheiros químicos, divulgação, limpeza e pagamento das bandas.
Para Feijão, o problema não é necessariamente a inexistência de cultura nas regiões administrativas, mas a diferença de visibilidade entre o centro e as periferias. “A cultura no DF é bem distribuída, porém não há tanta divulgação nas partes periféricas como há no centro de Brasília”, avalia.




















