Guilherme Boulos defende fim da escala 6×1: “Demanda do povo”

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República declarou que o fim da escala 6×1 é uma prioridade do governo durante evento no DF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Estevam Rafael
guilmerme_boulos_escala6x1
1 de 1 guilmerme_boulos_escala6x1 - Foto: Estevam Rafael

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, voltou a defender, neste sábado (13/12) o fim da escala 6×1, que, de acordo com ele, é uma demanda do povo.

Boulos afirmou que o tema não deve ser tratado como uma disputa ideológica, mas como uma questão de humanidade.

“Seis dias de trabalho para um dia de descanso não é razoável. Isso nem deveria ser um tema de esquerda ou direita. É um tema de humanidade”, disse durante o evento “Governo do Brasil nas Ruas”, realizado na região do Sol Nascente, no Distrito Federal.

De acordo com Boulos, o tema está em discussão no Congresso Nacional e a aprovação é uma prioridade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa semana, o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e agora deverá ser analisado no Plenário.

O ministro disse, ainda, que participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“Nós apresentamos nosso posicionamento e ouvimos o posicionamento deles. Agora, o presidente Lula foi eleito pelo povo e teve 60 milhões de votos para defender os interesses dos trabalhadores no Brasil”, disse.

Para Boulos, a escala de seis dias de trabalho para um dia de descanso “não é razoável” e deve ser revista.

CNI vê fim da escala 6×1 com preocupação

Durante uma coletiva de imprensa, na última quarta-feira (10/11), o presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que o Brasil ainda não tem as condições necessárias para avançar nessa discussão.

Para ele, o país ainda precisa melhor na disponibilidade de mão de obra. Questionado sobre quando o país atingiria essas condições, ele afirmou que “talvez em 2027 ou 2028”.

“Independente da remuneração, o que mais dignifica o ser humano é a oportunidade de estar inserido na sociedade através do mercado de trabalho”, defendeu Alban.

Ele disse também que a CNI vê com preocupação os possíveis excessos de populismo cometidos durante o período eleitoral, em referencia a pauta sobre a escala 6×1.

Governo do Brasil nas Rua

O evento promovido pelo governo federal acontece neste sábado no Sol Nascente, no Distrito Federal, e conta com diversas atividades voltadas para a população, como perícia do INSS, regularização de pendências junto ao Estado, vacinação de animais e aberturas de cadastros para Microempreendedores Individuais (MEIs).

A ideia é que esse evento passe por cerca de 27 cidades e pelas principais capitais no país em 2026, inclusive, com a presença do presidente Lula.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?