metropoles.com

Greve dos Correios: federação orienta funcionários a voltarem às atividades

Em reunião, a Fentect sugeriu que os trabalhadores encerrem a greve, mas direção afirmou que vai recorrer de decisão do TST

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Correios – Agência dos Correios da 212/412 sul
1 de 1 Correios – Agência dos Correios da 212/412 sul - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) se reuniu com representantes dos sindicatos filiados, na manhã desta terça-feira (22/9), para analisar a decisão do julgamento do dissídio de greve pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na ocasião, a entidade sugeriu aos trabalhadores que encerrem a greve e retornem às atividades.

Apesar da orientação, a direção da Fentect afirmou que vai recorrer da sentença do TST, em todas as instâncias. “A Fentect vai reverter esse quadro e conclama a todos os trabalhadores para se manterem unidos, vigilantes e prontos para as próximas batalhas que virão”, diz nota.

Para a Fentect, a decisão do tribunal foi de cunho político. “Ficou claro o alinhamento do judiciário com a política de retiradas de direitos em massa da classe trabalhadora. Ficou evidente um alinhamento político ideológico do tribunal com o governo, subserviente às políticas atuais e visando, inclusive, indicação de vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)“, afirma a entidade.

Na tarde dessa segunda-feira (21/9), o TST decidiu que as paralisações não foram abusivas e concedeu reajuste de 2,6% aos funcionários dos Correios. Contudo, esse aumento é inferior ao sugerido pela categoria. Além disso, as cláusulas do acordo coletivo permanecem inativas, o que, segundo a entidade, retira direitos importantes dos trabalhadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?