Governo lança aplicativo para integrar dados médicos de pacientes
Lançamento do sistema Conecte SUS Profissional ocorreu em Alagoas. Aplicativo é destinado a profissionais da saúde
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, na manhã desta quinta-feira (1º/7), do lançamento do sistema Conecte SUS Profissional. A cerimônia ocorreu em Marechal Deodoro, Alagoas. Com a nova plataforma, médicos terão acesso a diversos dados de saúde dos pacientes por meio de um aplicativo.
O objetivo é acelerar atendimentos e integrar serviços em uma só plataforma. O sistema poderá ser utilizado nacionalmente. Ou seja, pacientes que precisarem de atendimento médico em cidades diferentes de onde residem terão todo o histórico de atendimento registrado no aplicativo.
A cidade de Marechal Deodoro, onde ocorreu o lançamento do aplicativo, foi a primeira do país a ser 100% conectada à rede nacional de dados.
Entre as informações disponíveis aos profissionais da saúde estarão: dados de vacinação, resultados de exames, informações sobre doenças e medicamentos utilizados pelo paciente, certificados nacionais de vacinação e prontuários eletrônicos.
Na ocasião, Queiroga, que é cardiologista, exaltou o SUS e ressaltou a importância de levar políticas públicas de saúde a todas as regiões do país.
“Essa pandemia que enfrentamos hoje mostra de maneira muito clara que nós não temos outro caminho senão fortalecer o nosso SUS. Temos que levar políticas que possam atingir todos os brasileiros nos rincões mais distantes dessa nação”, disse o titular do Ministério da Saúde.

Marcelo Queiroga em Goiás Vinícius Schmidt/Metrópoles

Marcelo Queiroga Vinícius Schmidt/Metrópoles

Marcelo Queiroga Vinícius Schmidt/Metrópoles

Marcelo Queiroga Vinícius Schmidt/Metrópoles
“O O Conecte SUS permitirá ao paciente colocar suas alergias, medicações que ele toma. Todos os profissionais conectados à rede SUS — inclusive estabelecimentos privados — terão acesso”, explicou Jackson Barros, diretor do DATASUS.
Além do Conecte SUS Profissional, o Ministério da Saúde conta com outro aplicativo em funcionamento, o Conecte SUS Cidadão. Diferente da nova plataforma, que é direcionada aos profissionais da saúde, o Contecte SUS Cidadão tem como público-alvo os pacientes.
O sistema reúne informações sobre exames e vacinas de Covid-19, além de dados sobre atendimentos médicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), doações de sangue, transplantes e medicamentos receitados.
Agenda em Alagoas
Além do ministro Marcelo Queiroga, a cerimônia contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Williames Freire. O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Santos, e outras autoridades locais também marcaram presença no evento.
Queiroga cumpre agenda em Alagoas ao longo desta quinta-feira. Além do lançamento do Conecte SUS Profissional, o ministro visita postos de vacinação, Unidades Básicas de Saúde e demais centros de atendimento médico no estado.