Governo diz que PCC e CV como terroristas para os EUA pode afetar Pix

Governo federal, em nota, alegou que a medida dos EUA pode afetar inovações tecnológicas, como Pix, pois “incomoda interesses estrangeiros”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Bruno Peres/Agência Brasil
Pix fora do ar? Clientes relatam instabilidade do serviço
1 de 1 Pix fora do ar? Clientes relatam instabilidade do serviço - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O governo federal, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a medida dos Estados Unidos de classificar as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como terroristas, e alegou que pode “afetar nosso sistema financeiro e inovações nacionais, como o Pix, que incomodam interesses estrangeiros”.

“Em resumo, trata-se de possível retrocesso no combate ao crime, risco à vida das pessoas e prejuízos econômicos ao país”, ressalta a nota do governo.

Como mostrou o Metrópoles, o Pix entrou na mira da Casa Branca, que destacou em relatório, no mês passado, que o sistema de pagamentos é prejudicial a empresas dos norte-americanas de cartões de débito e crédito.

No ano passado, o governo de Donald Trump citou o Pix como uma “prática desleal” em um documento que abriu uma investigação contra o Brasil.


Entenda

  • Os Estados Unidos, nessa quinta-feira (28/5), classificaram as facções criminosas PCC e CV como “organizações terroristas estrangeiras”.
  • Os grupos criminosos brasileiros foram incluídos em duas listas: Terroristas Globais Especialmente Designados e Organizações Terroristas Estrangeiras.
  • A medida foi anunciada dois dias depois de o senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) se reunir com o presidente Donald Trump na Casa Branca. Flávio afirmou que pediu a medida ao americano.

Governo diz que PCC e CV como terroristas para os EUA pode afetar Pix - destaque galeria
4 imagens
Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca
Presidente dos EUA, Donald Trump
Classificação das facções como terroristas foi feita após Flávio Bolsonaro e Donald Trump se encontrarem na Casa Branca
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
1 de 4

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca
2 de 4

Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca

Divulgação/Flávio Bolsonaro
Presidente dos EUA, Donald Trump
3 de 4

Presidente dos EUA, Donald Trump

Win McNamee/Getty Images
Classificação das facções como terroristas foi feita após Flávio Bolsonaro e Donald Trump se encontrarem na Casa Branca
4 de 4

Classificação das facções como terroristas foi feita após Flávio Bolsonaro e Donald Trump se encontrarem na Casa Branca

Lara Abreu / Arte Metrópoles

Lula critica EUA e família Bolsonaro

Em um evento de anúncio de investimentos em Sergipe, nesta sexta, Lula se manifestou pessoalmente sobre a medida.

“Estou muito triste hoje com a notícia de que o secretário dos Estados Unidos, um tal de Marco Rubio, disse que os nossos criminosos aqui são terroristas e que os americanos podem fazer intervenção. Por que eu estou triste? Primeiro, porque esse tal de Comando Vermelho e esse tal de PCC são terroristas para as comunidades e para a sociedade brasileira”, disse Lula.

O presidente da República também criticou o senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que disse ter pedido pessoalmente a Trump a classificação de PCC e CV como terroristas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações