Goiás supera a marca de 25 mil mortes ocasionadas pela Covid

Cidades goianas vivem aumento expressivo de novos casos da doença. Nessa semana, duas crianças, de 2 e 5 anos, morreram de Covid em Goiás

atualizado 29/01/2022 15:49

testagem da covid-19 em goiânia, goiás Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – O estado de Goiás atingiu neste sábado (29/1) a triste marca de 25 mil mortes ocasionadas pela Covid-19, desde o início da pandemia. O painel on-line mantido Secretaria de Estado de Saúde (SESGO) começou o dia informando 25.002 óbitos.

Nessa sexta-feira (28/1), o boletim diário produzido pela secretaria encerrou o dia com 24.996 mortes contabilizadas. Durante a noite e madrugada, no entanto, outros casos foram confirmados e inseridos na estatística.

Cidade goianas vivem aumento expressivo de novos casos da doença, desde o início de janeiro. A ocupação de leitos de UTI para pacientes da Covid, na rede estadual de saúde, voltou a ficar acima dos 80%, algo que não se registrava há cinco meses.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Das mais de 25 mil mortes, 14.226 foram de homens e 10.776 de mulheres. Os casos acometeram, até então, pacientes de todas as faixas etárias.

Só nessa última semana, duas crianças, uma de 2 e outra de 5 anos, morreram  em Goiás, em decorrência de complicações da doença, em um intervalo de dois dias.

Aumento de novos casos

Goiás tem uma população estimada em 7,2 milhões de habitantes. Desse total, até então, mais de 1 milhão (1.035.258) já foi contaminado pela Covid-19. A maioria dos casos (441,8 mil) acometeu a população entre 20 e 39 anos.

Após o período de festas e aglomerações de fim de ano, com o avanço da variante Ômicron, a busca por testes aumentou significativamente, com milhares de pessoas apresentando sintomas da doença.

O Metrópoles chegou a mostrar o impacto do diagnóstico de novos casos em cidades goianas. Em alguns locais, o aumento foi de mais de 10.000%, comparando dezembro com as primeiras semanas de janeiro.

Em Caldas Novas, por exemplo, existiam apenas dois casos ativos da doença em 25/12, conforme boletim da prefeitura da cidade. Exatos 16 dias depois, no último dia 10, já existiam 279 pessoas com a doença no município.

Até então, 64,39% da população goiana já se vacinou com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid. Em Goiânia, crianças de 5 anos já estão sendo imunizadas com as doses pediátricas.

Mais lidas
Últimas notícias