Fumaça de queimadas no Pantanal deve chegar a São Paulo, Rio e Minas

Alteração no fluxo de vento entre a superfície e a média atmosfera cria condições favoráveis ao transporte

atualizado 16/09/2020 11:26

Pantanal Queimada no Parque Encontro das ÁguasMayke Toscano/Secom-MT

A fumaça causada pelas queimadas no Pantanal deve chegar a São Paulo, nesta quinta-feira (17/9), e aos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, na sexta-feira (18/9). A previsão é de que o fenômeno seja provocado por uma frente fria que se aproxima do litoral do Sudeste e muda o fluxo do vento. A informação é do jornal O Globo.

Segundo especialistas, a alteração no fluxo de vento entre a superfície e a média atmosfera cria condições favoráveis ao transporte dessa fumaça que está espalhada por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a região Sudeste.

Algumas alterações já são observadas em São Paulo, mas a expectativa é de que a fumaça apareça no território paulista com mais intensidade a partir de quinta-feira, chegando sexta-feira ao Rio de Janeiro e ao centro-sul de Minas Gerais, inclusive na região da grande Belo Horizonte. Com isso, é provável que o céu fique com um aspecto alaranjado nesses locais.

No Rio de Janeiro, também há previsão de algumas pancadas de chuva no sábado. Com a fumaça das queimadas na atmosfera, é possível que ela carregue esses poluentes e se torne um pouco mais escura.

Últimas notícias