Festa pelos 90 anos do Cristo Redentor reúne fé e menção à polêmica
Cerimônia marcou o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento

Rio de Janeiro – A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro foi o palco da celebração dos 90 anos do Cristo Redentor e também do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O evento na manhã desta terça-feira, (12/10) teve fé, festa e polêmica. O ato contou com a presença de fiéis e peregrinos que, usando máscaras, pagaram suas promessas e renovaram a fé.
Por causa do mau tempo, a celebração mudou de lugar. Nesta manhã, o Morro do Corcovado ficou encoberto e, até as 11h, o aniversariante do dia ainda não tinha aparecido para receber os parabéns dos cariocas. O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, comparou a neblina e o mau tempo ao período da pandemia, muitas vezes “encoberto”, mas cheio de esperança de dias melhores.
“Aprendemos a olhar para o Redentor muitas vezes coberto de nuvens, mas sabemos que a imagem está ali. Ainda estamos num momento de pandemia, mas com olhar de otimismo por causa da imunização. Assim, as nuvens tenebrosas do ano passado vão diminuindo”, disse o religioso.
Tempesta disse ainda em seu discurso que o momento no Rio é de união e de construção de um novo tempo, de tolerância. “Os braços abertos falam além de toda religião, ideologia, nacionalidade e línguas. Nessa celebração de 90 anos, iremos nos comprometer a ajudar o Brasil, para que cada vez se acolha mais e construa mais pontes”, avalia o cardeal, saudando o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA menção a Leite lembrou a recente disputa pelo controle da área do Corcovado travada entre o ministério e a igreja. Em setembro, o padre Omar Raposo, reitor do Cristo, chegou a ser barrado por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) quando chegava para realizar um batizado no santuário.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAo final da missa, Joaquim Leite fez um discurso: “Venho aqui transmitir a mensagem do presidente da República, para trazer uma solução definitiva para a área do Santuário do Cristo. Com apoio da Mitra, vamos achar essa solução”.
Paes e Castro presentes
A cerimônia marcou o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor. O conjunto de selos tem quatro obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht.
O prefeito Eduardo Paes e o governador Claudio Castro também comentaram o assunto em seus discursos. Paes reforçou que trabalha para que a área onde está o santuário em meio a Floresta da Tijuca, seja reconhecida como direito da Mitra Diocesana. “O Cristo é uma bússola para a cidade. Representa a cordialidade do povo. Tem um simbolismo muito forte não só para o Rio como para o Brasil”, disse o prefeito, que deixou o evento sem falar com a imprensa.
“Cristo representa a fé e a resiliência que precisamos ter nesse momento de retomada e, se Deus quiser, de fim da Pandemia. É um momento de esperança, reconstrução e de uma nova vida”, completou Castro.
Ao final da missa, fiéis seguiram em procissão para os fundos da Catedral, onde houve festa com bolo de 90 anos do Cristo e apresentações ao vivo. No entorno, estandes organizados pelo Sesc e instituições de caridade atendiam a população, especialmente aqueles em situação de rua.
“Esse é o Cristo solidário e de missão social que queremos celebrar. Que desce o morro do Corcovado para fazer o bem”, ressaltou Padre Omar.






















