metropoles.com

Ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo da Lava Jato

Ele é acusado de dar fuga a Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
ex-presidente-do-Paraguai
1 de 1 ex-presidente-do-Paraguai - Foto: Reprodução

A Lava Jato do Rio de Janeiro cumpre mandados na manhã desta terça-feira (19/11/2019) em um desdobramento da Operação Câmbio, Desligo. Entre os alvos, está o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes (foto em destaque).

Ele tem mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Carter é acusado de ter ajudado na fuga de Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros.

A ação ocorre em Búzios, São Paulo e Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai. Ao todo, são 37 mandados expedidos por Bretas, sendo 16 de prisão preventiva; três de temporária; e 18 de busca e apreensão. Myra de Oliveira Athayde, namorada de Messer, foi presa nesta terça-feira.

Denominada Patron, a ação investiga não só Horacio Cartes, mas o grupo que deu apoio à fuga e à ocultação de bens de Dario Messer. O doleiro Najun Azario Flato foi preso no âmbito da operação.

Segundo a PF, o nome Patron, patrão em espanhol, é o termo que Dario Messer utilizava para se referir a Cartes. O doleiro foi preso no fim de julho, em São Paulo, em uma ação coordenada da Polícia Federal e da Procuradoria da República.

As investigações identificaram que Dario Messer ocultou cerca de R$ 20 milhões. Deste montante, mais de R$ 17 milhões teriam sido alocados em um banco nas Bahamas, e o restante, pulverizado no Paraguai entre doleiros, casas de câmbio, empresários, políticos e uma advogada.

Os investigados que moram no Paraguai e nos Estados Unidos terão seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, por decisão judicial, conforme a Polícia Federal. A operação é realizada pela PF em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita.

Com informações do Estadão

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?