metropoles.com

Ex-deputado Adhemar Santillo morre por sequelas da Covid-19 em Goiás

Ele estava em casa no domingo (7/2), quando sentiu sintomas de uma embolia pulmonar, sequela da Covid-19, e foi levado para o hospital

atualizado

Compartilhar notícia

Sérgio Rocha/Alego
ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de anápolis, em goiás, adhemar santillo. ele faleceu nesta terça-feira (9/3)
1 de 1 ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de anápolis, em goiás, adhemar santillo. ele faleceu nesta terça-feira (9/3) - Foto: Sérgio Rocha/Alego

Goiânia – O ex-deputado estadual e federal por Goiás, Adhemar Santillo, de 81 anos, faleceu nesta terça-feira (9/3) em Anápolis (GO), cidade que fica a 55 quilômetros de Goiânia e da qual ele já foi prefeito. Ele foi internado no domingo (7/3), em razão de uma embolia pulmonar que seria sequela da Covid-19.

Adhemar foi diagnosticado com a doença no final do ano passado, fez o tratamento, conseguiu se curar e recebeu alta médica. Nesse domingo, ele estava em casa, quando começou a passar mal e sentir falta de ar. A família o levou para o Hospital Evangélico Goiano (HEG), onde ele ficou internado na unidade de terapia intensiva (UTI).

Ele é irmão do ex-governador de Goiás, ex-senador e ex-ministro da Saúde, Henrique Santillo. Foi, ainda, deputado estadual, entre 1971 e 1975. Em 1983, quando cumpria mandato como deputado federal, ele se licenciou da Câmara Federal para assumir a Secretaria de Educação de Goiás.

Em Anápolis, além de já ter exercido dois mandatos como prefeito, ele era dono da Rádio Manchester e apresentava um programa diário de notícias, que era transmitido pela manhã. Nesta terça-feira, o programa foi apresentado pelo radialista Lucivan Machado.

Nascido em Ribeirão Preto (SP), em 1939, veio com a família para Anápolis aos três anos de idade. O político era conhecido pelas constantes críticas ao regime militar instaurado em 1964 e pela luta a favor da redemocratização em Goiás.

Adhemar deixa a esposa e também ex-deputada estadual de Goiás, Onaide Santillo, e três filhos. A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) decretou luto oficial de três dias. O presidente da casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), disse que Adhemar foi um grande político e representante da cidade de Anápolis.

0

 

O governador Ronaldo Caiado (DEM) expressou pesar pela morte de Santillo por meio de nota. “Infelizmente, ele não conseguiu resistir às complicações da Covid-19. Natural de Ribeirão Preto (SP), mas radicado em Goiás, Adhemar construiu em nosso Estado uma relevante trajetória política”, disse.

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), lamentou a morte do ex-deputado em publicação no perfil do Instagram. “Goiás perdeu hoje um de seus maiores timoneiros na árdua luta pela redemocratização do Brasil, Adhemar Santillo”, escreveu.

 

Compartilhar notícia