Fase da “vacinação total” em Serrana (SP) se aproxima do fim

Cerca de 66% dos voluntários do Projeto S, em Serrana, já receberam segunda dose da Coronavac. Toda a população adulta será imunizada

atualizado 17/06/2021 18:34

(1) Serrana (SP), 17 de fevereiro de 2021 - Vacinação em Serrana dentro do Projeto S começou nesta quarta-feiraDivulgação / Instituto Butantan

São Paulo – A fase de vacinação do Projeto S, estudo do Instituto Butantan que analisa o que acontecerá com a imunização contra a Covid-19 de toda a população adulta da cidade de Serrana (SP), está chegando em sua reta final – o encerramento está previsto para o próximo domingo (11/4).

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Butantan, 27.619 voluntários da pesquisa clínica receberam a primeira dose de vacina, que começou na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Na segunda fase, até domingo (4/4), 66% dos 27 mil voluntários já tinham recebido a segunda dose da vacina. A estimativa de Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana e pesquisador do Projeto S, é de que 92% dos voluntários recebam a segunda dose.

A diferença entre aqueles que receberam a primeira dose para os que receberão a segunda dose ocorre por conta de fatores como a descoberta de uma gestação no período.

Como a vacina demora cerca de duas semanas para estimular o organismo a produzir uma resposta imune, estima-se que a população adulta da cidade esteja plenamente imunizada apenas a partir da segunda quinzena de abril.

Sobre o Projeto S

O Projeto S está vacinando os adultos da cidade de Serrana para estudar como se dá a imunização de toda uma população contra o vírus da Covid-19.

“O estudo também vai analisar outros impactos, como a saturação do sistema de saúde, o número de óbitos e o tempo até alcançarmos a imunidade de rebanho”, declarou Dimas Covas no lançamento do projeto.

O estudo transformou oito escolas públicas em núcleos de vacina e pesquisa, onde trabalham cerca de 500 pessoas executando o projeto.

De acordo com Dimas Covas, os primeiros resultados poderão estar disponíveis já no mês de maio de 2021 e, de acordo com a plataforma Clinical Trials, o estudo tem encerramento previsto para fevereiro de 2022.

0

Últimas notícias