Entenda o caso em que Neymar é acusado de estupro

Atacante da Seleção Brasileira e do PSG é suspeito de ter violentado uma mulher em Paris, no dia 15 de maio

Daniel Ferreira/MetrópolesDaniel Ferreira/Metrópoles

atualizado 04/06/2019 15:09

Poucos dias antes de começar a disputa da Copa América, uma bomba atingiu a vida de Neymar e, consequentemente, a preparação da Seleção Brasileira para o torneio. O atacante está sendo acusado de estupro por uma mulher. O crime teria acontecido em Paris, no mês passado.

Como muita coisa do caso já foi publicada, o Estado reúne as principais notícias sobre o assunto para que você possa entender melhor a situação.

CAPÍTULO 1: Mulher acusa Neymar de estupro
No último sábado, dia 1º de junho, foi noticiado que uma mulher, que não teve a identidade revelada, fez um boletim de ocorrência (BO) em São Paulo contra Neymar, o acusando de tê-la estuprado no dia 15 de maio, em Paris. O crime teria ocorrido depois de eles se conhecerem pelo Instagram e o jogador pagar uma viagem para ela ir até a capital francesa encontrá-lo. O caso, rapidamente, virou notícia em todo o mundo.

CAPÍTULO 2: Pai do jogador diz que Neymar é vítima de extorsão
O pai de Neymar contou que seu filho estava sendo vítima de extorsão e que a mulher que o acusa teria pedido dinheiro para não denunciá-lo, embora tenha havido, segundo ele, uma relação sexual com consentimento.

CAPÍTULO 3: Neymar divulga troca de mensagens como defesa
No fim da noite de sábado (01/06/2019), Neymar decidiu se manifestar em sua conta no Instagram e, como forma de provar sua inocência, decidiu divulgar trechos da conversa que teve com a mulher que o acusa de estupro. Entre as conversas, ele publicou também fotos íntimas que ela o enviou. O pai do jogador saiu em defesa do filho e da divulgação das imagens. Nessa segunda-feira (03/06/2019), o Instagram decidiu remover o conteúdo, por violar as regras da rede social.

CAPÍTULO 4: Polícia Civil vai à Granja Comary atrás de Neymar
No domingo, a Polícia Civil foi até a Granja Comary, onde ocorre treinamento da Seleção Brasileira, para saber quando Neymar iria se apresentar à Jutiça. Nessa segunda-feira (03/06/2019), a polícia voltou ao local.

CAPÍTULO 5: Neymar treina com a Seleção, recebe apoio e é blindado
Neymar esteve em treino da Seleção Brasileira com o semblante fechado e os jogadores fizeram questão de sair em defesa do companheiro de time. O jogador também foi blindado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e não deu entrevistas por enquanto. A entidade decidiu oferecer assessoria jurídica para o atleta.

CAPÍTULO 6: Tite fala sobre o caso
O técnico Tite deu entrevista coletiva, nessa segunda-feira 03/04/2019), e o assunto da entrevista foi Neymar. O treinador da Seleção Brasileira disse: “Não posso julgá-lo”. Já o editor de Esportes do Estado, Robson Morelli, deixou claro que o ideal seria que o atacante fosse cortado da Seleção. O atleta se junta a uma lista de outros esportistas que também já estiveram envolvidos em supostos casos de estupro.

CAPÍTULO 7. Neymar é intimado a depor
A delegacia de crimes virtuais intimou o atacante Neymar a depor na próxima sexta-feira (07/06/2019), para explicar sobre a postagem das conversas que teve com a mulher que o acusa de estupro. O advogado do jogador, Davi Tangerino, afirmou que ele irá se apresentar à polícia de forma espontânea, mas não definiu uma data.

CAPÍTULO 8. Ex-advogado de acusadora diz que ela relatou agressão, não estupro
O escritório de advocacia Fernandes e Abreu Advogados, contratado pela mulher que acusa o jogador Neymar de estupro, rescindiu o contrato com a cliente. A alegação é de que ela havia, inicialmente, relatado agressão, sem mencionar estupro. O documento de rescisão foi divulgado na noite dessa segunda-feira (03/06/2019) pelo Jornal Nacional.

CAPÍTULO 9. Patrocinadores de Neymar mostram preocupação com imagem
Três das principais patrocinadoras do atacante olham com atenção para o caso e já se preparam para evitar que a imagem das empresas fiquem manchadas. Enquanto isso, advogados ouvidos pelo Estado garantem que a tarja no vídeo vazado pelo jogador deve livrar Neymar de crime digital.

Últimas notícias