*
 

Estudantes de todo o país fazem a segunda e última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, na tarde deste domingo (12/11). No Brasil, são esperados 6,7 milhões de candidatos. Já no DF, 125 mil devem se submeter ao teste. Os portões das instituições de ensino onde serão realizados os testes foram abertos às 12h e fecharam às 13h.

Um dos locais em que os estudantes farão o exame é a Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul. Por volta das 11h40, os estudantes começaram a formar uma fila em frente à faculdade particular. Tudo para não perder a prova que pode ser o passaporte para uma universidade pública brasileira.

Não teve corre-corre dos atrasadinhos na Unip. O único episódio atípico foi o que envolveu o porteiro Francisco Pereira. O filho, Luan, entrou no horário correto, mas esqueceu o documento. Francisco chegou com a identidade dele depois, quando o portão estava fechando, e pediu à equipe da organização para entregá-lo. Foi atendido e recebeu aplausos.

Taís Garcia e Rafaela Zeitoune, ambas de 16 anos, estão prestando o exame pela primeira vez, como trainees. “Hoje, para mim, é o pior dia. Exatas não é meu forte, mas vamos ver como será”, disse Taís, enquanto procurava a sala onde fará a prova.

Davi Martins, de 17 anos, levou um lanche reforçado, com castanhas, pão e coxinha. “A fome não vai me atrapalhar”, afirmou o estudante do terceiro ano do ensino médio, que espera se sair bem e conquistar uma vaga de direito em alguma universidade federal.

Um grupo de cinco amigos foi até a porta da faculdade e promoveu um churrasco. Isso tudo para acompanhar o show dos atrasados, que não aconteceu. Os ambulantes também ficaram frustrados com as vendas. “Foram piores que no domingo passado”, disse Fernando Pereira.


O sol forte, por volta do meio-dia, pegou muita gente de surpresa. Mas depois acabou caindo umas gotas de chuva. Os amigos Luiz Bandeira e Victor Brandão, ambos de 16 anos, estão otimistas e acham que vão se sair bem na prova. Para eles, como no ano passado já realizaram o exame como trainee, já conseguiram diminuir o nervosismo para encarar a nova maratona de prova neste domingo.


O Enem é um dos assuntos mais comentados do Twitter:

 

 

COMENTE

EstudantesEducaçãoenemensino médiofaculdadesUnip
comunicar erro à redação

Leia mais: Brasil