Em Paquetá, Queiroga diz que adultos serão imunizados até o fim do ano

Ação da Prefeitura do RJ iniciou imunização em toda a população da Ilha de Paquetá com o fármaco da AstraZeneca. Ministro reafirmou promessa

atualizado 20/06/2021 12:33

Marcelo Queiroga vacina moradores de PaquetáMinistério da Saúde/Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, na manhã deste domingo (20/6), do lançamento do programa Paquetá Vacinada, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ação busca imunizar toda a população da Ilha de Paquetá com o fármaco da AstraZeneca para avaliar os efeitos da proteção em massa.

Na ocasião, Queiroga aplicou doses de vacinas contra a Covid-19 em moradores da ilha. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranza, também participaram do evento.

“Esse estudo realizado na ilha de Paquetá mostra o compromisso do Ministério da Saúde com a pesquisa. Sabemos que as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são eficazes, mas precisamos compreender outros aspectos com relação às vacinas, a efetividade dessas vacinas, outras variantes que esse vírus eventualmente tem”, disse o titular da Saúde.

Após a aplicação das vacinas, Marcelo Queiroga prestou solidariedade aos familiares das 500 mil vítimas da Covid-19, marca atingida na tarde de sábado (19/6). “Nós lamentamos profundamente todas as vidas perdidas para a Covid-19. Não só as que se perderam, mas aqueles que ainda padecem pela doença. É uma emergência de saúde pública internacional”, continuou.

Queiroga ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é a “principal ferramenta” para o enfrentamento da pandemia.

0
Vacinação até dezembro

O ministro da Saúde também disse, mais uma vez, que todos os brasileiros com 18 anos ou mais serão vacinados com duas doses de imunizantes contra a Covi-19 até dezembro deste ano. “Assumo o compromisso com os senhores. Até o final do ano toda a população brasileira acima de 18 anos será imunizada contra a Covid-19 com as duas doses da vacina”, prometeu.

Ele destacou que o SUS tem capacidade de vacinar 2,4 milhões de brasileiros por dia, e lembrou da marca de 2,2 milhões de pessoas imunizadas em uma única data, atingida na última quinta-feira (17/6).

Paquetá Vacinada

A ilha de Paquetá tem população de 4.180 pessoas. Dessas, 3.530 são maiores de 18 anos e parte já havia sido imunizada contra a Covid-19. Neste domingo, a secretaria de Saúde aplicou doses nos demais moradores da região.

Em setembro deste ano, a Prefeitura do Rio pretende organizar um evento-teste para avaliar a efetividade da vacina, 14 dias após todos os moradores da ilha terem tomado a segunda dose.

“Será em espaço controlado no Parque Darke de Mattos, fechado para um número restrito de participantes, obrigatoriamente todos eles vacinados e acompanhados pelas equipes de saúde e da pesquisa Paquetá Vacinada. Todos eles estarão sendo monitorados, antes e depois do evento, conforme cronograma e metodologia do projeto1′, informou a prefeitura.

Últimas notícias