Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Em busca de agenda positiva, Motta diz que isenção do IR é prioridade

Presidente da Câmara declarou que o projeto não é um "favor do Estado", mas um "avanço na justiça social" do Brasil

01/10/2025 14:35, atualizado 01/10/2025 15:17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (1º/10) que o projeto de lei (PL) que isenta do Imposto de Renda (IR) os que ganham até R$ 5 mil “sempre foi uma prioridade” para sua gestão. A matéria será votada no plenário ainda hoje.

“Hoje é um dia muito importante, inclui o projeto de isenção de Imposto de Renda na pauta de votação. A matéria sempre foi uma prioridade da minha gestão. A isenção do Imposto de Renda não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito, um avanço na justiça social do país, garantindo mais dinheiro no bolso de quem ganha até R$ 5 mil”, escreveu ele, em sua página no X.

A declaração se dá num momento em que Motta está fragilizado, após articular com o Centrão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem na Casa. No Senado, no entanto, o texto foi rechaçado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por pressão popular.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Há também uma pressão do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto, para aprovar o texto, já que a Comissão de Assuntos Econômico (CAE) do Senado aprovou uma matéria “paralela”, de autoria de Renan Calheiros (MDB-AL), desafeto conterrâneo e pessoal de Lira.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Tanto lideranças do Senado quanto do governo Lula avaliam que o tema, uma promessa de campanha do petista, demorou demais a andar na Câmara.