“Emocionado”: Lula posta mensagem em dia de reunião para 2º turno

Além dos partidos da coligação, a reunião contará com Geraldo Alckmin, seu candidato a vice-presidente pelo PSB

atualizado 03/10/2022 12:34

Ricardo Stuckert/ Material cedido ao Metrópoles

Após o resultado do primeiro turno desta eleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), se reunirão com a coordenação de campanha “Coligação Brasil da Esperança” nesta segunda-feira (3/10) na capital paulista. O encontro será transmitido pelas redes sociais. 

A coligação é formada pelas federações FE Brasil (PT/PV/PCdoB) e PSol/Rede, PSB, Solidariedade, PROS, Avante e o Agir.

Lula escreveu em seu Twitter nesta manhã que a “esperança do povo brasileiro”, o deixa emocionado. 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

O resultado das eleições presidenciais em 2022, nesse domingo (2/10), teve o placar mais acirrado já registrado para um 1º turno desde a redemocratização, em 1989. A diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 48,2% dos votos válidos, e do atual mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), que marcou 43,3% do total, é de 5,1 pontos, o equivalente a pouco mais de 6 milhões de votos.

Antes do embate polarizado no último domingo, a eleição mais apertada até então havia sido a de 2006, quando Lula venceu Geraldo Alckmin – atualmente vice na chapa do petista –, que disputou a Presidência pelo PSDB. Na época, o candidato do PT acabou eleito no segundo turno, com 48,6% dos votos ante 41,6% de Alckmin.

O resultado de 2022 também marca o segundo melhor resultado de Lula para uma disputa do tipo desde 1989; atrás apenas dos números obtidos pelo petista no primeiro turno de 2006, quando ele conquistou 48,6% dos voto.

Em contrapartida, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se consagrou como o dono da vitória mais folgada – ainda em primeiro turno, nas eleições de 1994. O então presidente se elegeu no primeiro dia em que os eleitores foram às urnas, com 55,22% dos votos válidos.

Mais lidas
Últimas notícias