metropoles.com

Plataforma aponta que hashtag contra Boulos é disseminada por contas falsas

Bot Sentinel, monitor de atividade de robôs, detectou que #LaranjaldoBoulos é a 4ª hashtag mais disseminada por perfis falsos no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
boulos-russomanno
1 de 1 boulos-russomanno - Foto: Arte/Metrópoles

São Paulo – A plataforma Bot Sentinel, que monitora atividade inautêntica na rede social Twitter, apontou, na tarde desta quarta-feira (11/11), que a hashtag #LaranjaldoBoulos é a 4ª expressão mais tuitada na rede social, em âmbito mundial, impulsionada por perfis falsos ou inautênticos.

A hashtag se tornou um dos assuntos mais comentados após debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, promovido pelo portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. No debate, o candidato Celso Russomanno (Republicanos) acusou Guilherme Boulos (PSol) de pagar R$ 500 mil a uma suposta produtora de vídeos fantasma.

Boulos apresentou os vídeos feitos pela produtora para sua campanha e entrou com ação na Justiça contra Russomanno alegando “difamação por encomenda”. Isto porque a informação sobre a “suposta produtora fantasma” foi disseminada pelo comunicador bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que já foi preso pela Polícia Federal por produção de fake news em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF).

Embora a hashtag #LaranjaldoBoulos possa ser alavancada por contas inautênticas, conforme informações do Bot Sentinel, a expressão ganha fôlego com postagens de contas até verificadas. Perfis importantes da direita bolsonarista espalham a hashtag —é o caso do deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP).

O parlamentar também é investigado por Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) por estar envolvido em um suposto esquema de “linchamento virtual e fake news”.

A plataforma Bot Sentinel é uma ferramenta livre, gratuita e apartidária que rastreia conteúdo falso, inautêntico e spam através de técnicas de machine learning e inteligência artificial.

A plataforma foi criada pelo engenheiro programador americano Christopher Bouzy. Em junho, Bouzy, em entrevista ao Metrópoles, declarou que, sem contas falsas, o alcance de determinadas mensagens seria dramaticamente reduzido.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?