metropoles.com

Pesquisa XP/Ipespe mostra crescimento de Covas e Boulos. Russomanno derrete

Atual prefeito se consolida na liderança da pesquisa com queda de cinco pontos do aliado de Bolsonaro. Boulos é o candidato que mais sobe

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, visita a exposição de Hélio Oiticica no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na tarde deste domingo (18/10)
1 de 1 Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, visita a exposição de Hélio Oiticica no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na tarde deste domingo (18/10) - Foto: Fotos: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

São Paulo – Nova pesquisa XP/Ipespe mostra tendência de queda de Celso Russomanno (Republicanos), consolidando Bruno Covas (PSDB), o atual prefeito, na liderança da corrida eleitoral para a Prefeitura Municipal de São Paulo.

O prefeito cresceu dois pontos em relação à pesquisa feita pelo mesmo instituto na semana passada. Ele se firma na liderança, porém, principalmente por causa da queda de Celso Russomanno, que tinha antes 27% das intenções de votos e nesta semana perdeu cinco pontos de preferência.

Quem mais cresceu na pesquisa foi o candidato Guilherme Boulos (PSol). O candidato socialista passou de 12% para 16% das intenções de votos dos paulistanos, saindo da área de empate técnico com o ex-governador Márcio França (PSB), que se manteve com 8% da preferência dos eleitores.

Pesquisa XP-Ipespe para a Prefeitura de São Paulo de 26–27 de outubro

  1. Bruno Covas (PSDB) • 27%
  2. Celso Russomanno (Republicanos) • 22%
  3. Guilherme Boulos (PSol) • 16%
  4. Márcio França (PSB) • 8%
  5. Jilmar Tatto (PT) • 5%
  6. Arthur do Val (Patriota) • 4%
  7. Andrea Matarazzo (PSD) • 3%
  8. Joice Hasselmann (PSL) • 2%

Levy Fidelix (PRTB) e Orlando Silva (PCdoB) têm 1%; Marina Helou (Rede), Vera Lúcia (PSTU), Antônio Carlos Silva (PCO) e Filipe Sabará (Novo) não pontuaram. 10% dos eleitores votam em branco ou anulam, 3% não sabe ou não respondeu.

PT em baixa

Jilmar Tatto (PT), o representante petista desta corrida eleitoral, tem dito em entrevistas que o Partido dos Trabalhadores é um “partido de chegada”. Pode até começar tímido nas pesquisas, mas arranca ao fim da corrida, segundo ele. Entretanto, após um mês de campanha eleitoral, o partido segue pouco atrativo aos eleitores, com apenas 5% da preferência.

No início do mês, rumores dentro do diretório municipal circulavam dizendo que se o candidato não alcançasse dois dígitos até o fim de outubro nas pesquisas, o PT iria cogitar desistir da candidatura e apoiar Guilherme Boulos. A assessoria de Jilmar Tatto disse que os rumores eram completamente improcedentes.

A pesquisa ouviu 800 eleitores nos dias 26 e 27 de Outubro, possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e confiança de 95,4%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-06526/2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?