metropoles.com

TSE: quase duas mil urnas trocadas até o início da tarde no 2° turno

É mais que o dobro do boletim anterior, que registrou a troca de 912 aparelhos de votação. Segundo a Corte, 35 pessoas foram presas

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Urna eletrônica – voto
1 de 1 Urna eletrônica – voto - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em novo balanço divulgado no início da tarde deste domingo (28/10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 1.956 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o país no segundo turno. É mais que o dobro do boletim anterior, que registrou a troca de 912 aparelhos de votação.

Até o momento, 0,38% das urnas disponíveis foram substituídas. No Distrito Federal, foram 16 aparelhos trocados. Segundo o TSE, 454.493 urnas foram distribuídas por todo o país. Outras 65.156 foram disponibilizadas para possíveis substituições.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo substituiu 339 urnas. No Rio de Janeiro, foram 266. De acordo com o tribunal, nenhum local do país tem seções com votação manual.

No primeiro turno, 2,4 mil urnas foram trocadas após apresentarem problemas técnicos ou serem danificadas. Um dos casos marcantes em 7 de outubro foi o de um homem que danificou um aparelho a golpes de marreta, em Morro da Fumaça (SC).

Prisões
De acordo com o TSE, 35 pessoas foram presas até o início da tarde deste domingo. Somente no Pará, foram 13 ocorrências que resultaram em cadeia. Outras 46 ocorrências foram registradas, mas sem a prisão dos envolvidos.

No DF, duas pessoas foram presas por fotografarem a urna durante a votação. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as ocorrências foram no Recanto das Emas e Varjão.

Segundo o artigo 312 do Código Eleitoral, “violar ou tentar violar o sigilo do voto” é crime, com pena de de até dois anos de prisão. A multa pode chegar a até R$ 15 mil. Além disso, o artigo 91 da Lei 9.504, proíbe ao eleitor “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabine de votação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?