*
 

Neste domingo (3/6), segundo dia de provas do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), jovens de todo o país continuam as seletivas para ingressar no segundo semestre da instituição de ensino. Ao todo, os estudantes terão cinco horas – das 13h às 18h – para responder as 150 questões elaboradas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).

Assim como a redação, que neste ano teve o tema “A pressa nossa de cada dia: O tempo na contemporaneidade”, os itens das áreas de exatas (matemática, física, biologia e química) também são temidos pelos inscritos.

Apesar disso, a estudante Renata Araújo, de 18 anos, diz estar segura. “O pior é a redação em si, mas não somente pelo tema, muito subjetivo, mas pelo prazo curto para desenvolvermos melhor as ideias”, explica a jovem, que concorre a uma das vagas para medicina do campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto.

Juliana Morgado/Divulgação

Renata Araújo pretende ser caloura de medicina, o bacharelado mais concorrido, com 179 pessoas por vaga

 

Nesse sábado (2), 9,06% dos inscritos não compareceram aos locais de prova, espalhados por 11 cidades. Segundo dados divulgados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), esse percentual corresponde a um total de 1.373 candidatos, dos mais de 15 mil inscritos.

Os gabaritos oficiais da UnB serão divulgados na próxima quarta-feira (6/6), a partir das 19h. Os candidatos terão os dois dias subsequentes (7 e 8 de junho) para interpor recursos por meio do sistema disponibilizado na página do Vestibular de 2018.

As avaliações acontecem simultaneamente em 11 cidades: Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal. Em Goiás, os inscritos fazem as provas em Formosa, Valparaíso e na capital, Goiânia. Já em Minas Gerais, a UnB aplica exames em Uberlândia. Os candidatos disputam 2.105 vagas, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Ceilândia, Gama e Planaltina.