Gabarito oficial do Enem 2020 é divulgado nesta quarta-feira

Participantes poderão conferir as respostas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

atualizado 27/01/2021 10:47

GDF oferece 3 mil vagas em curso preparatório para o Enem 2020Reprodução

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será divulgado nesta quarta-feira (27/1) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas. Não há um horário estipulado para a divulgação.

O Enem é o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no país. As notas obtidas pelos candidatos podem ser usadas para participar de programas de bolsas de estudos em instituições privadas, no Programa Universidade para Todos (ProUni), e para financiamento de mensalidades, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Notas finais

As notas finais serão divulgadas apenas em 29 de março. O gabarito permite ao candidato avaliar seu desempenho, mas não saber a nota. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. A nota da redação também deve ser divulgada em março.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas.

A ausência representou uma abstenção recorde. No primeiro dia de aplicação de provas, os ausentes representaram 51,5%. Já no segundo dia, no último domingo (24/1), uma quantidade ainda maior não compareceu: 55,3%.

Reaplicação

Candidatos impedidos de fazer as provas nos últimos dois domingos terão até sexta-feira (29/1) para pedirem a reaplicação da prova. Estão aptos a fazer os pedidos os estudantes que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas.

Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO), por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação.

O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

0

 

Últimas notícias