Questões do 2º dia de Enem abordam Harry Potter, bomba atômica e queimadas

Estudantes responderam a perguntas das áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias

atualizado 24/01/2021 20:36

harry potterReprodução / Instagram

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas neste domingo (24/1) em todo o Brasil, os candidatos responderam a questões das áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Entre os temas, foram mencionados personagens populares, como Harry Potter e o gato Garfield.

Além de personagens do universo do entretenimento, estudantes responderam sobre o derramamento de óleo na Baía de Guanabara, câncer, manifestações de rua, cálculo de orçamento familiar até o uso de óleos essenciais.

Ao todo, 5,78 milhões de pessoas se inscreveram para fazer as provas.

Assim como na primeira prova, os assuntos pandemia e novo coronavírus não foram mencionados. No campo da saúde, uma questão de genética falou do vírus da Aids, abordando mudanças genéticas na soja que estimulam a criação de uma enzima que teria uma capacidade de combater o HIV.

O tratamento do câncer também foi abordado em duas diferentes questões. Além disso, os estudantes precisaram ter conhecimento sobre o impacto do derramamento de petróleo na Baía de Guanabara, queimadas, sucessão ecológica, ciclo de carbono e polímeros.

Na prova de matemática, uma das perguntas comparava uma miniatura da Torre Eiffel ao verdadeiro tamanho do monumento e, em outra, o aluno precisava medir a quantidade de pessoas em uma manifestação. A franquia do bruxo Harry Potter pautou uma questão sobre anagrama. Outros temas foram inequação modular, probabilidade, análise combinatória e logaritmo, em itens envolvendo a aplicação da disciplina na vida real.

Em física, os alunos precisaram dominar ondas em tubos fechados e, em química, itens sobre misturas, equilíbrio, densidade, estequiometria e radioatividade.

0

Assim como na primeira prova, aplicada no último domingo (17/1), a segunda etapa contou com 90 questões (45 para cada área do conhecimento). Os portões de escolas e universidades por todo o país abriram às 12h e fecharam às 13h. O exame terminou às 18h30.

Por conta da pandemia da Covid-19, era obrigatório uso de máscara de proteção facial. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), participantes que não usaram o acessório, cobrindo o nariz e a boca, poderão ser eliminados do exame.

As provas seguem suspensas no Amazonas e em dois municípios de Rondônia (Rolim de Moura e Espigão do Oeste), medida adotada para tentar conter a pandemia nessas regiões.

Últimas notícias