metropoles.com

Estudantes poderão escolher área de avaliação no Enem a partir de 2021

No primeiro dia de exame, serão cobrados conteúdos iguais a todos os candidatos. Porém, no segundo, eles optarão entre provas específicas

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK
Male student doing homework at library
1 de 1 Male student doing homework at library - Foto: ISTOCK

Ao anunciar nesta terça-feira (20/11) a homologação das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, o ministro da Educação, Rossieli Soares, informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um novo formato a partir de 2021.

O exame continuará sendo dividido em dois dias. No primeiro, serão cobrados conteúdos iguais a todos os candidatos, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Porém, no segundo, os estudantes poderão escolher a área de conhecimento da prova. Os conteúdos estarão associados ao curso pretendido pelo estudante na universidade.

A avaliação segue a mudança proposta para o ensino médio. De acordo com as novas orientações, 60% (1,8 mil horas) da carga horária dessa etapa escolar seria destinada a conteúdos comuns a todos os estudantes (formação geral básica). Os outros 40% (1,2 mil horas) seriam flexíveis, permitindo que os alunos escolham em que áreas específicas querem aprofundar os conhecimentos (chamados de itinerários formativos): linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas ou ensino técnico.

“Como mudar o ensino médio e não mudar o Enem? O exame precisa mudar, refletindo o que está sendo feito na educação. O itinerário não é só aprofundamento, é preciso fazer uma avaliação desses itinerários”, diz Soares.

Rossieli também afirmou que o governo de Jair Bolsonaro pode “avaliar eventuais mudanças” no Enem. Para que o exame seja alterado, a Base Nacional Comum Curricular precisa ser aprovada. A expectativa do ministro da Educação é que a medida esteja definida até o fim deste ano.

“As normas homologadas nesta terça serão implementadas em todo o Brasil, são diretrizes”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?