*
 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou, durante entrevista à imprensa, na noite deste domingo (4/11), que esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem 2018) teve o menor número de faltantes em uma série histórica. Dos inscritos, 75,1% compareceram para fazer a prova, o que significa que 4.139.319 candidatos estiveram presentes nesta primeira fase do exame.

Segundo ele, 71 pessoas foram eliminadas no Enem neste domingo. Deste total, 67 por descumprimento de regras gerais do edital. Outras duas eliminações ocorreram por tentativas de fraude com uso de ponto eletrônico, e mais dois inscritos foram eliminados após passarem por revista no detector de metal.

Na avaliação de Rossieli, o volume de casos é significativamente menor em relação a outras edições do exame. No caso de ponto eletrônico, infirmou o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aumentou muito a sensibilidade do equipamento para detectar metal. “Os responsáveis serão responsabilizados por isso”, finalizou.

Os dois casos foram registrados em Montes Claros (MG). Segundo Dennis Cale, coordenador-geral de Inteligência da Polícia Federal (PF), “tão logo foi detectado que essas pessoas estavam utilizando ponto eletrônico, elas foram conduzidas para delegacia”.

Esta também foi a edição com maior número de confirmações eletrônicas. De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, 89,45% dos participantes inscritos e confirmados acessaram os cartões de confirmação, onde consta o local de prova.

Falta de luz
Ao todo, foram registradas 32 ocorrências durante o primeiro dia de prova do Enem. Destas, 30 foram sobre interrupção temporária de energia elétrica. As duas restantes são referentes à interrupção elétrica durante a aplicação do exame que ocorreram nos municípios de Porto Nacional (TO) e Franca (SP).

De acordo com o ministro da Educação, a avaliação de exatas será aplicada normalmente no dia 11 de novembro em todo país. Os participantes que foram prejudicados pelos locais com queda de energia e, por conta disso, não conseguiram finalizar o exame, poderão responder o caderno de humanas no dia 11 de dezembro. Neste caso, cerca de 1.300 pessoas devem refazer a prova de humanas.

Perfil do Participante
A região Sudeste tem 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%. As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes.

Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018. Os “treineiros”, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.