metropoles.com

Secretário do Tesouro pediu demissão por “questão de princípio”

A mensagem de Funchal aos funcionários difere da nota divulgada pelo Ministério da Economia sobre a demissão, que alega motivos pessoais

atualizado

Compartilhar notícia

Edu Andrade/ Ministério da Economia
Bruno Funchal é indicado como novo secretário do Tesouro Nacional
1 de 1 Bruno Funchal é indicado como novo secretário do Tesouro Nacional - Foto: Edu Andrade/ Ministério da Economia

Antes de pedir exoneração de seu cargo, o ex-secretário do Tesouro e Orçamento Bruno Funchal reuniu a equipe para explicar os motivos da demissão, afirmando que não tinha mais condições de permanecer como secretário. De acordo com interlocutores ouvidos pelo Metrópoles, ele justificou a saída por “uma questão de princípio”.

A mensagem passada aos funcionários difere da nota divulgada pelo Ministério da Economia sobre a demissão, que alega apenas “motivos pessoais”. Na conversa, ele teria dito que fez de tudo para defender o teto de gastos e a permanência da PEC dos precatórios da forma como estava.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmou, em parecer da PEC dos Precatórios, nesta quinta-feira (21/10), que a folga do teto de gastos em 2022 será “pouco acima de R$ 83 bilhões”, conforme desejava o governo para viabilizar o pagamento de R$ 400 aos beneficiários do Auxílio Brasil determinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Depois da definição, fontes relataram que tornou-se insustentável a permanência de Funchal no cargo. A saída do secretário já estava sendo uma ameaça desde que o valor do Auxílio Brasil foi anunciado por Bolsonaro.

Junto a ele, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração de seus cargos, “por razões pessoais”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?