metropoles.com

Prévia da inflação sobe 0,45% e registra maior taxa em setembro desde 2012

Mais uma vez, os preços dos alimentos e bebidas pressionaram o indicador com a maior alta, de 1,48%

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
supermercado inflação mercado
1 de 1 supermercado inflação mercado - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), também conhecido como a prévia da inflação, registrou alta de 0,45% em setembro, o maior resultado para o mês desde 2012.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 1,35% e, nos últimos 12 meses, 2,65%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais uma vez, os preços dos alimentos e das bebidas pressionaram o indicador com a maior alta, de 1,48%, entre os grupos analisados. Transportes tiveram a segunda maior variação, de 0,83%.

A alta no grupo alimentação e bebidas foi puxada não só pelas carnes — cujos preços subiram 3,42% —, mas pelo tomate (22,5%), óleo de soja (20,3%), arroz (10%) e leite longa vida (5,6%).

Isso significa que o brasileiro vem pagando mais ainda por esses alimentos durante setembro. Óleo de soja, arroz e leite longa vida acumulam altas de 34,9%, 28% e 27,3% no ano, respectivamente.

A alimentação fora do domicílio passou de queda de 0,3% em agosto para alta de 0,36% em setembro. No lado das baixas, os destaques foram a cebola (-19,1%), o alho (-11,9%) e a batata-inglesa (-8,2%).

A inflação registrada no grupo transportes foi puxada, por sua vez, sobretudo pelos preços da gasolina, que subiram 3,2% em setembro, o terceiro mês consecutivo de alta, segundo o IBGE.

À exceção de Salvador, todas as áreas pesquisadas apresentaram alta nos preços desse combustível, entre 0,61% no Rio de Janeiro até 9% em Brasília. Os preços do óleo diesel (2,9%) e do etanol (2%) também cresceram.

Ainda em transportes, as passagens aéreas subiram 6,11%, após quatro meses consecutivos de quedas. Apesar da alta, o subitem acumula no ano queda de 55,18%.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?