GP Senai de Inovação tem inscrições abertas

Evento deste ano será em formato on-line e contará com a Google e a Cisco como empresas parceiras

atualizado 08/09/2021 10:25

senai sesi estudantesDivulgação: Alex Malheiros

Estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, tecnólogos e universitários poderão participar da edição 2021 do Grand Prix (GP) Senai de Inovação. Realizado anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para que os alunos vivenciem os desafios e se aproximem de grandes indústrias, o GP deste ano será em formato on-line e contará com a Google e a Cisco como empresas parceiras.

“O GP é uma corrida de inovação aberta, em que os participantes são desafiados pelo Senai e empresas a apresentarem soluções para problemas reais”, afirma a instituição. As soluções deste ano deverão envolver Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro pela página do Grand Prix de Inovação. Cada escuderia — como são chamados os times — deve ser formada por três a cinco competidores, que podem ser de cursos, escolas e faculdades diferentes. São três categorias: Júnior (estudantes do ensino médio), Avançada (cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento) e Sênior (estudantes de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura).

Os times deverão criar, desenvolver e prototipar sua ideia. “Neste ano, estamos abrindo o GP para público externo, e a expectativa é termos entre mil e duas mil equipes. Quem se inscrever tem muito a ganhar no currículo, como experiência”, ressalta o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Felipe Morgado.

Palestras e transmissão ao vivo

A edição 2021 ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro por meio da Plataforma GP Senai de Inovação, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Senai Play.

As escuderias terão aproximadamente 72 horas para submeter o Business Model Canvas (ou Quadro de modelo de negócios), o pitch (discurso de elevador) e o protótipo na plataforma.

Durante o evento, cuja programação inclui workshops e palestras, as equipes contarão com o apoio remoto da equipe de técnicos do Senai, de representantes das empresas e de especialistas convidados.

A avaliação dos projetos será em outubro, com a divulgação dos finalistas de cada desafio no dia 11 de novembro, quando também ocorrerá a premiação das três melhores ideias de cada desafio.

Os premiados receberão medalhas e Senai Coins, que podem ser utilizados no Banco de recompensas Senai, em produtos ou em cursos da área de TICs e afins. Os primeiros colocados de cada categoria por desafio receberão, ainda, Senai Coins referentes a pré-aceleração do seu projeto no Senai Lab ou na Unidade Senai mais próxima na sua cidade. Todos os competidores ganham certificado de participação.

Últimas notícias