metropoles.com

CVM investiga Petrobras após Bolsonaro anunciar troca de comando

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo estatal. Troca do presidente precisa ser aprovada por Conselho

atualizado

Compartilhar notícia

Após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de mudar o comando da Petrobras, trocando o atual presidente, Castelo Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna, a gerência de acompanhamento de empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo a empresa.

O processo aberto foi publicado no site da autarquia nesta segunda-feira (22/2). O documento não detalha como será feito o trabalho.

Para a legislação societária, empresas como a Petrobras, listadas em bolsa, precisam anunciar informações de importância nacional, como essa, em fato relevante. Isso não ocorreu. Além disso, a troca do comandante da empresa precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo, o que também não aconteceu.

Bolsonaro anunciou o desejo da mudança em um post nas redes sociais na sexta-feira (19/2), durante a noite. O mercado ficou agitado desde então com o comunicado. Neste começo de semana, as ações da Petrobras desabaram quase 21% na Ibovespa e recuaram cerca de 20% na bolsa de valores de Nova Iorque, a U$ 8 cada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?