Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Economia

Confiança da indústria cai pelo 3º mês seguido

Em nota, a CNI informou que o empresário da indústria segue confiante no desempenho do setor, embora com menos intensidade neste momento

12/12/2022 16:33
Reprodução/Governo do Ceará
produção industrial

A confiança da indústria brasileira registrou uma nova queda em dezembro, pelo terceiro mês consecutivo.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou de 51,7 pontos para 50,8 pontos entre novembro e dezembro.

Quando acima dos 50 pontos, o índice aponta confiança predominante no setor. Abaixo dos 50, desconfiança.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em nota, a CNI informou que o empresário industrial segue com confiança no desempenho do setor, embora ela seja, neste momento, menos intensa.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O resultado do indicador em dezembro está abaixo da média histórica, de 54,3 pontos, segundo a CNI.

O Índice de Condições Atuais, que mede o cenário atual em relação aos últimos seis meses, caiu de 53,2 pontos para 50,3 pontos. Em relação à economia, o indicador atingiu 48,4 pontos em novembro.

Já o Índice de Expectativas, que mede as perspectivas da indústria para os próximos seis meses, permaneceu estável em 51 pontos.

O Índice de Expectativas para a própria empresa, que mede as percepções do empresário para o próprio negócio nos próximos seis meses, subiu de 53,6 para 54,1 pontos. Em contrapartida, o Índice de Expectativas para a Economia Brasileira recuou de 45,9 para 44,8 pontos.

No mês passado, o Índice de Confiança na Economia Brasileira foi de 52,9 pontos.

Produção na indústria

A produção industrial brasileira registrou alta em apenas seis dos 15 locais pesquisados em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com setembro, segundo dados divulgados na semana passada.

São Paulo, o maior parque industrial do país, avançou 0,4%, segundo o levantamento. A produção industrial também teve alta no Pará (5,2%), em Goiás (3%), Minas Gerais (1,7%), Rio de Janeiro (1,1%) e Rio Grande do Sul (0,5%).

Por outro lado, houve recuo no Ceará (-13,7%), Mato Grosso (-11,5%), Paraná (-9,1%), Amazonas (-8,2%), região Nordeste (-5,7%), Espírito Santo (-5,3%), Pernambuco (-4,8%), Bahia (-4,6%) e Santa Catarina (-1,8%).

Queda na atividade e no emprego em outubro

Em outubro, dados da CNI mostraram que o setor registrou queda, na comparação com setembro deste ano.

Entre setembro e outubro, o índice que mede a evolução da produção recuou de 49 para 48,5 pontos – foi a primeira queda para o mês desde outubro de 2016.

O emprego na indústria também registrou queda, passando de 51,4 para 49,6 pontos, interrompendo cinco meses consecutivos de alta do indicador.