Produção industrial tem alta de 0,3% em outubro

Avanço, embora pequeno, interrompe dois meses seguidos de queda do indicador, medido pelo IBGE

atualizado 02/12/2022 9:36

Mulher Industria GettyImages

A produção industrial brasileira teve alta de 0,3% em outubro, na comparação com setembro, interrompendo dois meses seguidos de queda. É isso o que apontam dados divulgados nesta sexta-feira (2/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento foi registrado em sete dos 26 segmentos industriais pesquisados pelo IBGE. Ainda assim, a elevação foi insuficiente para recuperar a perda acumulada de 1,3% entre os meses de agosto e setembro.

Na comparação com outubro do ano passado, a indústria registrou alta de 1,7%. No ano acumulado do ano, houve redução de 0,8%. Em 12 meses, a queda chega a 1,4%.

Com o resultado de outubro, a indústria ainda se encontra 2,1% abaixo do patamar registrado no período imediatamente anterior à pandemia, em fevereiro de 2020. Está também 18,4% abaixo do nível recorde da produção industrial, atingido em maio de 2011.

Entre as atividades, as influências positivas sobre o indicador vieram dos segmentos de produtos alimentícios (4,8%) e metalurgia (4,6%). As negativas, concentraram-se em áreas como veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,7%), máquinas e equipamentos (-9,1%) e bebidas (-9,3%).

Mais lidas
Últimas notícias