A confiança da indústria brasileira recuou em novembro para o nível mais baixo desde julho de 2020, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28/11) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
O indicador registrou queda de 3,6 pontos no período, passando de 95,7 para 92,1 pontos. Trata-se do pior resultado mensal desde julho de 2020, ainda nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. É a terceira baixa consecutiva da confiança industrial.
De acordo com a FGV, a queda na confiança da indústria reflete uma preocupação maior em relação às expectativas para a economia nos próximos meses, em um cenário de incertezas para 2023.
Em novembro, 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram queda no indicador.
O Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE) recuaram neste mês, na comparação com outubro. O ISA caiu 4,6 pontos (para 91,8), enquanto o IE recuou 2,4 pontos (para 92,6) – ambos também chegaram ao menor patamar desde julho de 2020.
Em relação às expectativas para os negócios nos próximos seis meses, a retração foi de 4,5 pontos, para 87,8.
Queda na atividade e no emprego em outubro
Na semana passada, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostraram que o setor registrou queda em outubro, na comparação com setembro deste ano.
Entre setembro e outubro, o índice que mede a evolução da produção recuou de 49 para 48,5 pontos – foi a primeira queda para o mês desde outubro de 2016.
O emprego na indústria também registrou queda, passando de 51,4 para 49,6 pontos, interrompendo cinco meses consecutivos de alta do indicador