metropoles.com

Caixa deposita nesta 2ª saque emergencial do FGTS aos nascidos em março

Neste primeiro momento, é possível fazer o uso digital do valor. Saque estará disponível para esse grupo a partir do dia 22 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
fgts app bolsonaro
1 de 1 fgts app bolsonaro - Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (13/7) o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores nascidos em março.

O dinheiro, que pode chegar a R$ 1.045, estará disponível na conta Poupança Social criada pelo banco aos 60 milhões de brasileiros que vão receber o FGTS. Movimentações devem ser feitas pelo aplicativo Caixa Tem.

Neste primeiro momento, é possível fazer somente o uso digital do valor, como pagar boletos e contas de energia, água e telefone, por exemplo. Veja aqui outras funcionalidades.

Para esse grupo de trabalhadores, saques e transferências do FGTS estarão disponíveis apenas a partir do próximo dia 22 de agosto.

Cronograma

O calendário de pagamento está organizado de acordo com a data de nascimento. Nas últimas duas semanas, receberam os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

O dinheiro vai ser liberado toda segunda-feira. Já as opções de saque e transferência estarão disponíveis a partir do próximo dia 25 de julho. Veja o calendário:

Calendário do saque emergencial do FGTS
Calendário do saque emergencial do FGTS
Como antecipar

Apesar da limitação imposta pela Caixa Econômica nas opções de saque e transferência, é possível driblar (sempre de maneira legal) essa restrição por meio de bancos digitais.

Para isso, é preciso gerar um boleto no seu nome em um dessas empresas de tecnologia financeira (veja aqui o passo a passo). Como o aplicativo Caixa Tem permite o pagamento de boletos, o dinheiro será transferido para uma outra conta.

Vale a pena sacar?

Caso a pessoa decida não sacar, o dinheiro vai voltar para a conta do FGTS devidamente corrigido e sem nenhum prejuízo ao trabalhador, segundo a Caixa Econômica.

Mas, afinal, quando essa opção é viável? O coordenador do MBA de gestão financeira da FGV, Ricardo Teixeira, explica que o FGTS está hoje entre os investimentos conservadores mais rentáveis.

Por isso, o especialista em finanças pessoais avalia como interessante a escolha por deixar o dinheiro no fundo caso o trabalhador não esteja precisando.

“Deixar esse dinheiro agora pode ser uma boa aplicação conservadora, inclusive rendendo mais do que outras”, comenta o especialista.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?