metropoles.com

Banco Central limita a duas opções o horário noturno de uso do PIX

Cliente poderá escolher a faixa de horário noturno para operações de até R$ 1 mil. Período pode ser das 20h às 6h ou das 22h às 6h

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
PIX – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC
1 de 1 PIX – plataforma de pagamentos e transferências instantâneas do BC - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (22/11) que promoverá mudanças nas faixas de horário noturno do PIX. A iniciativa tem o objetivo de criar mecanismos que ajudem os clientes em casos de golpe.

A nova regra permite ao cliente escolher a faixa do horário noturno para operações de até R$ 1 mil. Esse horário pode ser das 20h às 6h, como é o padrão atual, ou das 22h às 6h. Os bancos precisam disponibilizar as opções até o dia 22 de julho de 2022.

A autarquia também divulgou, na última semana, duas novas ferramentas para aumentar a segurança dos usuários: o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução. Na prática, esses procedimentos vão facilitar o processo de restituição de recursos.

No caso do bloqueio cautelar, a própria instituição bancária que detém a conta do usuário pode efetuar um bloqueio preventivo do dinheiro, por até 72 horas.

Já o mecanismo especial de devolução poderá ser acionado tanto pela instituição bancária quanto pelo próprio cliente. Para isso, será necessário registrar boletim de ocorrência e comunicar imediatamente o banco, por SAC ou ouvidoria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações