metropoles.com

Direção de escola cívico-militar no RJ é exonerada por aglomeração

Em vídeo, além de doutrinador, evento de formatura evidencia falhas “além da falta de adoção de medidas protetivas contra a Covid-19”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução de vídeo
WhatsApp Image 2021-05-26 at 08.38.05 (1)
1 de 1 WhatsApp Image 2021-05-26 at 08.38.05 (1) - Foto: Reprodução de vídeo

Rio de Janeiro – A equipe gestora da Escola Cívico-Militar Carioca General Abreu, no Rocha, na zona norte do Rio, foi exonerada pela Prefeitura do Rio por “desrespeito ao protocolo sanitário e por conduta incompatível com o ambiente escolar”. A Secretaria Municipal de Educação confirmou apenas a decisão de dispensar a equipe, publicada em Diário Oficial.

A medida foi tomada após a Secretaria Municipal de Educação receber do Sindicato estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) a denúncia sobre evento de formatura realizado na unidade, confirmado com fotos e o vídeo abaixo, que mostra alunos aglomerados no pátio.

Durante a formatura, os estudantes ainda foram submetidos a discurso doutrinador, segundo o Sepe, caracterizado com o uso da frase “Brasil acima de tudo, abaixo de Deus” semelhante à usada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O Sepe afirmou também denunciou o caso ao Ministério Público do Rio de Janeiro e também à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. O evento, segundo o sindicato, “configura claramente numa atitude contra os princípios educacionais (…) deixando claro também que os estudantes da escola seriam privilegiados em relação aos alunos da rede regular (‘Nós somos nós. E o resto é o resto!’)”.

O Sepe informou que também estuda medidas jurídicas cabíveis para o caso, que evidencia falhas “além da falta de adoção de medidas protetivas contra a Covid-19”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?